one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ministra Ideli Salvati no programa Bom Dia, Ministra

Imagem:

Compartilhar:

Ideli Salvatti lança cartilha para eleições nos conselhos tutelares

Criado em 31/03/15 19h02 e atualizado em 31/03/15 19h18
Por Da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, lançou nesta terça-feira (31) o Guia de Orientações, Processo de Escolha em Data Unificada dos Membros dos Conselhos Tutelares, uma cartilha que vai servir como referência para os conselhos municipais da criança e do adolescente durante o processo de escolha dos conselheiros. As eleições serão no primeiro domingo de outubro e pela primeira vez será um processo de escolha com data unificada em todo o país. Antes, os municípios escolhiam as datas, e as eleições eram feitas em datas diferentes.

De acordo com Ideli Salvati, a cartilha é uma orientação para quem vai organizar as eleições dos conselheiros tutelares. “A cartilha é para os responsáveis em cada município organizarem o processo. Tem um modelo de edital, como é que funciona, os prazos que devem ser seguidos, todas as etapas do processo. Com o conhecimento e com a escolha feita de forma mais participativa, com certeza o grupo de tutelares de cada município reunirá os melhores, aqueles que têm mais respaldo da própria comunidade”, disse a ministra.

Outra mudança nas eleições dos conselheiros é o período de mandatos, que agora será de quatro anos em todos os municípios, também será obrigatório que os candidatos tenham no mínimo o ensino médio completo. Segundo Ideli Salvati, esse processo vai ficar mais transparente, vai ser mais participativo. ”Com a divulgação e a campanha, tenho certeza que a população comparecerá para fazer a escolha dos melhores”, disse.

“Ao unificar a data da escolha nos permite fazer grande campanha de divulgação e mobilização para que a população participe, vote, porque não é obrigatório, e também tenha um processo de conhecimento do seu conselheiro. Que a gente possa divulgar e ter uma campanha efetiva para serem escolhidos os melhores. A partir de escolha mais participativa, fica o compromisso do conselheiro responder à altura a responsabilidade que terá nos quatro anos de mandato”, completou a ministra.

A cartilha já está disponível no site da Secretaria de Direitos Humanos e será distribuída para todos os conselhos municipais do país. O guia foi elaborada por um grupo de trabalho que envolve vários órgãos de proteção à criança e ao adolescente.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário