one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Paulo Pimenta

Imagem:

Compartilhar:

Petista Paulo Pimenta é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos

Criado em 12/03/15 15h23 e atualizado em 12/03/15 18h32
Por Karine Melo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) foi eleito nesta quinta-feira (12) presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM). Após intensa negociação durante a semana, com candidatura única, ele obteve 14 dos 17 votos da comissão. Três parlamentares votaram em branco.

Sob os olhares atentos de parlamentares da bancada evangélica e defensores do movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), ao ser eleito, Pimenta adotou um tom conciliador e se comprometeu a ouvir todos os pontos de vista sobre os assuntos que serão debatidos na Comissão. “Assumirei as premissas fundamentais de reconhecer as igualdades e diferenças”, disse.

Ao se referir a pautas de gênero, que classificou de “pautas intolerantes”, o novo presidente da CDHM deixou claro como pretende se posicionar a frente do colegiado. “Não podemos nos calar diante das manifestações de ódio. Não teremos medo de enfrentá-las. Compartilhamos uma visão moderna de direitos humanos”, declarou Pimenta.

Ainda segundo Paulo Pimenta, não se pode admitir a fragilização da cultura dos Direitos Humanos. “É urgente que se promova o debate necessário à constituição de novas formas de convivência fundadas nos princípios da solidariedade, da sustentabilidade, da diversidade e da inclusão”, afirmou.

Desde a semana passada, o colegiado tenta preencher a cadeira mais importante da comissão. Apesar do acordo firmado entre os líderes partidários de que o PT ficaria no comando da comissão, o deputado da bancada evangélica Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) chegou a lançar candidatura avulsa, mas para que o acordo não fosse quebrado, o PSD o tirou da condição de membro titular da CDHM e o deixou com uma vaga de suplente na comissão.

Sóstenes justificou a candidatura avulsa dizendo que, como estreante na Casa, não sabia como funcionavam os acordos partidários nesse sentido. O mesmo parlamentar foi eleito hoje para presidir a Comissão Especial que analisa a proposta do Estatuto da Família (PL 6583/13). Entre outros pontos a proposta só reconhece como família aquelas formadas por casais heterossexuais e proíbe a adoção de crianças por casais gays.

Os discursos que sucederam a eleição de Paulo Pimenta foram polarizados entre parlamentares da bancada evangélica e defensores da causa LGBT. Os evangélicos reclamaram que são vítimas de preconceito religioso e rechaçaram rótulos de homofóbicos. “Homofobia é uma patologia clínica, é completamente diferente. Eu discordar de algo não quer dizer que eu queira odiar e matar outras pessoas”, disse o deputado Pastor Eurico (PSB-PE).

Ex-presidente da comissão, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) disse ter sido alvo de preconceito várias vezes pela opção religiosa e lembrou o episódio em que duas garotas foram detidas por se beijarem em um evento evangélico. “Entraram dentro de um culto onde eu estava, subiram nos ombros de outras pessoas e não deram um beijo normal, deram um beijo lascivo. E eu fui julgado por isso. Onde está a intolerância?”, perguntou.

Já a deputada Erika Kokay (PT-DF) que milita em defesa das causas homossexuais ironizou: disse que há um preconceito entre deputados com políticas relativas à igualdade de gênero ou identidade de gênero. “Criou-se uma generofobia, se houver um projeto que traga a palavra gêneros alimentícios, é possível que não passe”, disse.

O mandato de Paulo Pimenta na Comissão de Direitos Humanos da Câmara será de um ano. A definição da vice-presidência do colegiado ainda não foi definida.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário