one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Ativistas relembram Golpe Militar de 1964 e pedem punição de torturadores

Criado em 01/04/15 21h59 e atualizado em 01/04/15 22h12
Por Da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Um grupo de ativistas reuniu-se hoje (1º) na Praça dos Três Poderes, em Brasília, para protestar contra o golpe militar de 1964 e pedir a revisão Lei da Anistia (Lei 6.683, de 1979) para que os acusados de tortura sejam punidos. O evento marcou 51 anos do golpe, que teve início no dia 1º de abril de 1964 e terminou em 1985.

 ditadura nunca mais, por verdade, justiça e memória, lembra os 51 anos do golpe civil-militar de 1964 (José Cruz/Agência Brasil)

O evento Samba de Resistência: Ditadura Nunca Mais, por Justiça, Verdade e Memória reuniu cerca de 300 pessoas na Praça dos Três PoderesJosé Cruz/Agência Brasil

O evento foi batizado de Samba de Resistência: Ditadura Nunca Mais, por Justiça, Verdade e Memória. Os organizadores reuniram cerca de 300 pessoas, segundo os organizadores, em torno de uma roda de samba para relembrar músicas de cantores que tiveram participação ativa contra o período autoritário, como Chico Buarque.

Durante o protesto, os ativistas também pediram o cumprimento imediato das recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que investigou os crimes cometidos durante o período militar, a revogação de Lei de Segurança Nacional e a democratização dos meios de comunicação.

O organizador do evento, Glastone Leonel Júnior, também repudiou os atos de pessoas que foram às ruas, nos recentes protestos pelo fim da corrupção, e pediram a volta do regime militar e a intervenção das Forças Armadas no país. Segundo Júnior, a mudança no sistema político deve ser com reforma política e uma Assembleia Constituinte exclusiva.

"Isso não é um ato de uma pessoa só. É um ato de uma sociedade que clama por mais democracia, de grupos que repudiam, de forma veemente, qualquer resquício do autoritarismo que se fez presente no dia 31 de março e 1º de abril de 1964 e perdurou durante muitos anos no nosso país", disse.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário