one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cineasta indígena lança filme sobre tradições culturais no Museu do Índio

Criado em 19/04/15 17h47
Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Em ritual de batismo entre janeiro e dezembro as crianças indígenas Guarani Mbyá recebem seus nomes. Na tradição, o nome define aptidões e fraquezas para a vida e livra os pequenos dos males, como doenças. Cenas dessa cerimônia foram apresentadas ao público pela primeira vez, hoje (19), no documentário Arandu Ete – que significa sabedoria milenar na língua guarani – do cineasta indígena Lucas Benites, no Museu do Índio, no Rio de Janeiro.

Com cerca de 30 minutos, o filme mostra também como é o batismo de sementes de milho e de erva-mate, na época do plantio. Destaca também o papel da casa de reza na cultura local e revela como são na prática a caça e confecção de armadilhas. Tudo é parte do dia a dia da aldeia do cineasta, a Sapukai, que fica em Angra dos Reis, a 200 quilômetros do Rio.

“Importante é o próprio índio fazer a divulgação de sua cultura através da tecnologia, do filme, ”, disse Benites. “Ser documentarista valoriza a cultura indígena nos aspectos que são realmente importantes para os índios”, disse o cineasta.

Benites se tornou cineasta por meio de um programa de documentação do Museu do Índio, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nos últimos quatro anos. Hoje, ele tem mais de 38 mil horas gravadas, que deram origem a seus filmes. Em 2014, ele lançou o primeiro documentário Mbya Rembiapo, sobre arte indígena e, depois, o filme Intercâmbio Cultural Guarani-, Argentina, Paraguai e Brasil. “Pretendo fazer vários pequenos filmes, de 15, 20 minutos, para aproveitar as imagens que tenho”, disse.

O diretor do museu, José Carlos Levinho, explica que o projeto de documentação faz parte do esforço de registro de culturas indígenas para preservação e transmissão a novas gerações. O antropólogo acredita que o olhar dos próprios índios é diferenciado para o que é mais importante do ponto de vista da própria comunidade.

“O filme do Lucas Benites é isso: resultado do diálogo dentro da comunidade, sob a visão de mundo dele que é completamente diferente da minha, por exemplo”, afirmou Levinho. Cada povo, explica, tende a se exprimir de um jeito no audiovisual. “Os kaiapó, que têm uma complexidade enorme nos rituais, registram tudo que acontece na aldeia. Já os guarani registram a fala, o discurso, que, para eles é algo que merece atenção especial, não o cotidiano”, frisou.

Além do filme Arandu Ete, o Museu Nacional exibe hoje, Dia do Índio, as produções Arandu Nhembo'e – Em busca do saber, de Alberto Alvares, que retrata a busca dos jovens da terra indígena biguaçu, em Santa Catarina, pelo modo de ser guarani (nhande reko) e o documentário  Karai ha'egui kunhã karai 'ete – Verdadeiros líderes espirituais, sobre o líder guarani Alcindo Moreira, de 104 anos e sua mulher  Rosa Poty-Dja, da mesma terra indígena.

As atividades relacionados aos índios, que incluem a mostra Os guarani no século XXI, relato de lendas e apresentação do coral guarani se estenderão por todo o primeiro semestre no Museu do Índio, incluindo a exibição dos vídeos feitos pelos cineastas indígenas.

Editor José Romildo
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário