one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dia de Conscientização do Autismo é lembrado nesta quinta-feira

Criado em 01/04/15 09h02 e atualizado em 01/04/15 09h16
Por Gláucia Araújo, Juliana Maya e Fátima Santos Fonte:Rádios EBC

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado na quinta-feira (2). A data tem como intuito de divulgar formas de inclusão de portadores de autismo. Para discutir o tema Tarde Nacional entrou em rede com as rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia. O entrevistado desta terça-feira (31) o presidente Nacional do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Fernando Cota.

Ele conta que o autismo é uma diferença que está enquandrada no rol das pessoas com deficiência. A pessoa com autismo tem dificuldade de comunicação, de se entrosar, de brincar, e não mantém o contato visual com os demais. Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Dia de Conscientização do Autismo é lembrado nesta quinta-feira

Fernando Cota orienta que os pais devem observar a criança com uma conduta distante, uma criança retraída, que não aceita colo, de comportamento diferente, para saber como agir. Algumas conseguem trabalhar, enquanto outras tem um autismo mais severo. O entrevistado lembra que as estatísticas indicam que 50% de portadores de autismo têm fixação por determinandos assuntos.

O Movimento Orgulho Autista Brasil conseguiu enviar um projeto de lei ao Senado Federal com direitos para o desenvolvimento de crianças com autismo, inclusive na área da Educação. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com a cor azul, e diversos prédios públicos em todo país vão aderir à campanha, inclusive o Congresso Nacional.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário