one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Institucionalização de jovens infratores

Imagem:

Compartilhar:

Mídia contribui para redução da maioridade penal, afirma jornalista

Criado em 01/04/15 11h53 e atualizado em 01/04/15 21h25
Por Mara Régia Fonte:Rádios EBC

No Dia da Mentira, O Viva Maria desta quarta-feira(1) faz questão de dizer umas verdades a respeito da aprovação da constitucionalidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, votada na manhã de ontem (31) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Foram 42 votos a favor e 17 contra. E a sensação para as pessoas contrárias à proposta é a mesma daquele inesquecível 7 a 1 entre Alemanha e o Brasil! Contudo, desesperar jamais!

A jornalista baiana Suzana Varjão, gerente de qualificação de mídia da ANDI - Comunicação e Direitos, avalia a responsabilidade da mídia, que de forma articulada trabalhou muito em prol dessa PEC.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Jornalista diz que mídia contribui para redução da maioridade penal

“Só se noticia, só se discute nos meios de comunicação a questão dos adolescentes em conflito coma lei a partir de um evento grave”, afirma Suzana Varjão.

De acordo com a jornalista, a construção da mentalidade vem sendo de uma forma que programas fazem enquetes sobre a redução da maioridade penal logo após que um evento extremamente violento, extremamente impactante, envolvendo crianças e adolescentes é noticiado. Desta forma, “não tem como a sociedade brasileira não dizer que é a favor da redução da idade penal”, explica Suzana Varjão.

A representante da ANDI ainda alerta para outro aspecto, que a questão da cooptação desses adolescentes para o cometimento de infrações a partir de uma falsa ideia de impunidade. “Eles são instados a não apenas participarem do cometimento de infrações e crimes, mas para assumirem a autoria dessa infrações, ou desses crimes, a partir da mentira que lhes e dito pelo mundo adulto”, afirma.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário