one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dois anos após a morte da radialista Lana Micol, caso segue sem solução

Criado em 26/05/15 19h20 e atualizado em 26/05/15 19h45
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Dois anos após o assassinato da radialista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Lana Micol Cirino Fonseca, o caso segue sem solução. Lana era coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões. Ela morreu na noite de 26 de maio de 2013, assassinada em frente à casa onde morava, em Tabatinga, no Amazonas. O ex-marido dela é suspeito de ser o mandante.

"A Justiça é muito lenta. Acho que o caso vai prescrever e não vai acontecer nada", diz o pai de Lana, Antonio Moisés Fonseca. "Nós não buscamos de forma alguma vingança, queríamos que pelo menos a justiça fosse feita. Eu acho que não vai acontecer nada e me sinto mal, me sinto impotente".

Lana Micol
Creative Commons - CC BY 3.0 - A radialista Lana Micol

 

O caso está tramitando em Tabatinga e estava sob os cuidados juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral. Atualmente, a 2º Vara está sem titularidade. O juiz Francisco Possidônio da Conceição está respondendo cumulativamente desde março deste ano. Fonseca conta que chegou a procurar o juiz, mas que ele ainda não tinha conhecimento do caso. A Agência Brasil entrou em contato com a Vara, mas não conseguiu falar com o juiz, que não se encontrava no momento.  

"A vida da minha filha foi ceifada de forma muito violenta, e foi muito rápido. Hoje eu acordei de madrugada, fui fazer as minhas orações. A gente lembra todo dia, mas hoje, no dia 26, a gente fica relembrando mais ainda", diz o pai.

Segundo colegas da emissora, Lana estava em um momento de lazer com a filha e o namorado, o sargento Alan Bonfim, quando duas pessoas chegaram em uma moto e efetuaram vários disparos. O sargento socorreu a radialista, mas ela chegou sem vida ao hospital. Lana deixou dois filhos, uma criança de 7 e outra de 11 anos.

"Aqui, qualquer coisa eles mandam matar. É perigoso, as pessoas ficam receosas", diz Fonseca, acrecentando que já teve que intervir no relacionamento da filha com o ex e que ele era violento. As investigações policiais apontam Edimar Nogueira Ribeiro, ex-marido de Lana, como principal suspeito. Ele passou 90 dias preso e aguarda julgamento em liberdade.

Lana deixa saudades. "Perdemos uma grande amiga, uma grande profissional. Todos ainda sentem essa perda e o sentimento é ainda maior com a impunidade", diz a coordenadora da rádio, Mislene Ferreira. 

Ainda em 2013, como conselheira da EBC, Maria da Penha, sugeriu que a empresa tomasse alguma medida para ajudar a combater a violência contra a mulher na região. Vítima de violência, ela deu nome à Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Desde então, a EBC está em contato com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Tabatinga foi incluída no programa Mulher: Viver sem Violência e receberá um centro de atendimento à mulher, que terá o nome Lana Micol. O local foi decidido este ano e aguarda a liberação do Banco do Brasil, reponsável pelos recursos das obras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário