one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Último grupo de adolescentes menores infratores do Caje é transferido

Imagem:

Compartilhar:

Entidades reafirmam posição contrária à redução da maioridade penal

Criado em 05/05/15 21h59 e atualizado em 05/05/15 22h00
Por Michèlle Canes Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Plenária Nacional dos Conselhos e dos Movimentos Sociais contra a Redução da Maioridade Penal de hoje (5) reuniu cerca de 70 entidades de diversas áreas, que se reafirmaram contrárias à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade de 18 para 16 anos. O evento contou com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Pepe Vargas.

Ele ressaltou que a redução não é a solução para a criminalidade no país, e a seu ver pode, ao contrário, representar uma piora para o problema. “Poderá agravá-lo na medida em que você coloca os adolescentes – inclusive que tenham cometido atos infracionais de baixa agressividade à população, dentro do sistema carcerário com adultos – colocando-os em contato com o crime organizado dentro dos presídios”, ressaltou.

O ministro disse que é preciso ter diálogo com a sociedade para desmistificar certos argumentos usados por quem defende a redução, como o de que há impunidade para crimes cometidos por menores. Ele lembrou que para “o adolescente que entra em conflito com a lei, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que ele cumpra medidas socioeducativas gradativas, conforme a gravidade do ato infracional que ele comete”.  Vargas lembrou também que o endurecimento de leis e penalidades já se mostraram insuficientes no combate à violência.

O debate foi organizado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). Para a presidenta do Conanda, Angélica Goulart, o caminho não é a redução, mas sim fazer com que a juventude tenha acesso a direitos em locais que muitas vezes são dominados pelo tráfico de drogas e pelo crime organizado. “Como a política não chega, a gente não pode fazer o trabalho que deveria ser feito, de prevenção, para que os meninos e meninas estivessem incluídos na escola, tivessem um sistema de saúde, atendimento, assistência social apoiando na sua inclusão social”, destacou.

A representante do coletivo nacional Juventude Enegrecer e membro do CNPIR, Dandara Tonantzin, reforçou que experiências de outros países mostram que a redução não tem efeitos positivos na diminuição da violência, e falou sobre os impactos da atual política de encarceramento para a população negra. “Hoje [temos] uma politica que encarcera a juventude negra brasileira. A politica de combate às drogas é uma política de guerra ao povo negro, e precisamos juntar forças progressistas para conseguir centralidade na agenda que aponte avanço social e superação dessas mazelas”, acrescentou.

Tâmara Terso, secretária executiva do Conjuve ressaltou a necessidade de um diálogo maior com a sociedade. Segundo ela, o encarceramento da juventude negra não resolve a violência no Brasil. O que vai resolver, no seu entendimento, "é a gente diminuir a vulnerabilidade desses jovens, tratar essa pauta da violência com uma enxurrada de direitos sociais, educacionais, e não com o direito penal”.

De acordo com ela, reunir todas as entidades que participaram da plenária era uma "tentativa de produzir uma agenda nacional de mobilização", debatendo a proposta de redução da maioridade penal e dizendo que "somos contra”. As entidades vão acompanhar também a tramitação da matéria no Congresso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário