one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo analisará mortes por violação à liberdade de expressão, diz Edinho Silva

Criado em 04/05/15 21h00 e atualizado em 04/05/15 21h17
Por Cristina Índio Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, informou hoje (4) que pretende levar à presidenta Dilma Rousseff os dados do relatório da organização não governamental (ONG) Artigo 19, que indicam 55 casos de violação à liberdade de expressão no Brasil, em 2014, contra jornalistas, radialistas e blogueiros. De acordo com o documento, houve15 mortes,11 tentativas de assassinato, 28 ameaças de morte e uma de tortura.

Os dados – divulgados ontem (3), por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) – foram apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Domingos Meirelles, durante a abertura do encontro organizado pela instituição e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na sede da ABI, no centro do Rio de Janeiro.

“É lamentável que em um país como o Brasil, onde temos uma democracia consolidada, onde as instituições funcionam, tenhamos profissionais de comunicação perdendo suas vidas no exercício da profissão. Penso que é um dado alarmante”, avaliou Edinho Silva.

O ministro disse que o assunto será analisado pelo governo e, se preciso, pode ser criado um grupo com a participação de ministros de pastas relacionadas à questão e entidades de profissionais de comunicação. “Comunicarei este dado e a síntese do debate que fizemos aqui à presidenta Dilma. Não tenho nenhuma dúvida de que a presidenta Dilma constituirá um grupo para que, juntos, possamos estudar medidas para que os profissionais possam trabalhar, exercer suas atividades e ter garantidas as suas vidas, independente[mente] das suas opiniões e daquilo que eles possam expressar”, analisou.

Para Domingos Meirelles, o número de mortes é assustador. Ele disse que não se lembra de nada parecido nos últimos 40 anos. De acordo com o presidente da ABI, os casos de violência ocorrem, na maioria, em municípios de regiões de fronteira. “A motivação é sempre política, em algumas regiões. No caso de Mato Grosso do Sul, na área de fronteira entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, tem uma faixa, talvez de 20 metros, que é uma terra de ninguém. Como é uma fronteira seca, é comum matarem jornalistas e outras pessoas e atirarem os corpos nessa faixa. E aí, quem é que vai investigar o crime? O Brasil ou o Paraguai? Isso dificulta muito o trabalho da polícia”, ressaltou.

O coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, disse que a instituição acompanha os casos de violação à liberdade de expressão no país. “É lamentável o que está acontecendo. 15 é um número muito elevado de mortes de jornalistas em um país, em um ano. Isso só acontece em países em guerra, em estado de conflito armado. É uma situação intolerável”, apontou, acrescentando que a Unesco leva em consideração também dados de outras entidades, como a Repórteres sem Fronteira.

O ministro Edinho Silva reafirmou a posição do governo de garantir a liberdade de expressão no país, o que, segundo ele, é fundamental para a democracia. “Não existe democracia sem liberdade de imprensa, sem liberdade de expressão. Não existe democracia sem que efetivamente a sociedade possa manifestar aquilo que pensa, que sente, aquilo que ela entende como opinião, como capacidade de criação e de formulação de suas ideias. O governo da presidenta Dilma defende a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão como pilares da construção da nossa democracia”, acrescentou.

A presidenta do Conselho Deliberativo da ABI e ouvidora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Joseti Marques, disse que liberdade de expressão implica reconhecimento do cidadão e, para isso, a comunicação pública desempenha papel relevante. “É preciso que o público se aproprie cada vez mais disso, porque estamos vivendo em um momento de liberdade plena, liberdade de expressão, mas a liberdade de expressão só se concretiza quando você conhece esse direito como um direito fundamental e base de todos os outros. Se não conhecemos os direitos que temos, não podemos cobrá-los. A comunicação pública desempenha um papel importantíssimo nisso”, analisou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário