one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Internet – tecnologia da informação.

Imagem:

Compartilhar:

"Prêmio Cadeado de Chumbo" escolhe piores respostas da Lei de Acesso à Informação

Criado em 15/05/15 15h52 e atualizado em 15/05/15 18h26
Por Leandro Melito

Brasília - A Lei de Acesso à Informação (LAI) completa três anos de implementação neste sábado (16). A lei regulamenta o direito à informação pública previsto no artigo 216 da Constituição Federal, estabelecendo normas e procedimentos para os orgãos públicos responderem aos pedidos dos cidadãos. Por meio da regra, o governo federal recebeu durante esse período mais de 270 mil solicitações, segundo um balanço divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU). 

Dos pedidos que não foram atendidos, as principais justificativas dadas pelas autoridades estão relacionadas a dados pessoais, informações sigilosas e incompreensão dos pedidos. Para chamar a atenção sobre respostas de orgãos públicos consideradas inconsistentes, a Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS), composta por diferentes organizações que atuam pela transparência dos orgãos públicos, lança na próxima segunda-feira o "Prêmio Cadeado de Chumbo".

Serão cinco categorias escolhidas e o anúncio do escolhido ocorrerá no dia 28 de setembro de 2015, no Dia Internacional do Direito ao Saber. "Tivemos a ideia de fazer o prêmio pela má qualidade das respostas recebidas", conta Joara Marchezini, da ONG Artigo 19, uma das organizações que compõe a rede. De um total de 25 pedidos de informação feitos pelas entidades cujas respostas foram consideradas de baixa qualidade, cinco foram escolhidas como finalistas e serão colocadas para votação online pela população. "O prêmio não tem a intenção de ridicularizar ninguém, mas chamar a atenção para um problema que existe e convidar as pessoas para participar da discussão", afirma Joara.

Confira as categorias do "Prêmio"

Lero-lero: não tem a resposta concreta para a solicitação e empurra a demanda para outras entidades

E o vento levou: o registro de solicitação da informação desaparece. Houve a solicitação e em determinado momento ela não existia mais.

Papagaio de pirata: orgão responsável pela resposta repete o mesmo argumento independente da solicitação.

João sem Braço: não responde a solicitação, empurra para outra pessoa e diz que não é com ele.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário