one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Festa de lançamento da Rede de Jornalistas Livres em SP no último domingo (24)

Imagem:

Compartilhar:

Rede de jornalistas com foco em direitos humanos busca financiamento

Criado em 26/05/15 16h30 e atualizado em 27/05/15 11h58
Por Portal EBC

Brasília - Lançada oficialmente no último domingo (24) em São Paulo, a Rede de Jornalistas Livres se apresenta como um coletivo de jornalismo com a proposta de uma narrativa focada nos direitos humanos e na defesa da democracia.

Tendo como foco a publicação de conteúdo na web e a aposta em um forte trabalho de redes sociais, o grupo busca financiamento independente por meio de crowdfunding - contribuição do leitor - anunciado no dia de seu lançamento.

 

"A idéia-força dos Jornalistas Livres é a da colaboração entre todos os comunicadores que defendem e lutam pela ampliação da democracia brasileira, bem como dos direitos humanos e sociais conquistados a duras penas pelas camadas mais vulneráveis da população. Usamos as redes sociais, não somos remunerados, atuamos única e exclusivamente em nome da paixão que nutrimos pelo jornalismo e seu gênero mais nobre, a reportagem"

Esse é um dos trechos do manifesto divulgado pelo grupo que apresentam suas propostas. O embrião da Rede de Jornalistas Livres foi o trabalho de cobertura colaborativa sobre a crise hídrica em São Paulo por meio do projeto A Conta D'Água, feito em parceria com outros grupos em janeiro deste ano. 

As reuniões do grupo continuaram, abertas para discussão de pautas e narrativas, até a consolidação como uma rede no dia 12 de março. 

Entre nós, coletivos de mídia livre, artistas, jornalistas avulsos, repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, não pode existir a competição. Sabemos que, juntos, compartilhando uns aos outros, podemos chegar mais longe, atingir públicos mais amplos, levando informações honestas e de qualidade.

O objetivo do grupo é se estruturar de modo a realizar a cobertura dos principais acontecimentos do país com uma narrativa independente por meio de coletivos constituídos em diferentes estados. 

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário