one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Baixada Fluminense terá prédio sustentável para economia criativa

Criado em 10/06/15 17h59
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A entidade ambientalista Onda Verde, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para inaugurar, em agosto próximo, o primeiro prédio inteiramente sustentável de uma organização não governamental (ONG) ambiental. “Arrisco dizer que é o primeiro do país”, disse hoje (10) à Agência Brasil o gerente de Políticas Públicas da ONG, Helio Vanderlei.

A nova unidade se somará às duas já existentes da Onda Verde, que funcionam no bairro de Tinguá, onde vivem 4,2 mil pessoas. O prédio sustentável sediará o Centro de Economia Criativa da ONG. Com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto objetiva transformar a vida de meninas e adolescentes de 16 a 21 anos, do segundo ou terceiro ano do ensino médio da rede estadual na região, por meio de cursos criativos que estimulem novas possibilidades no mercado de trabalho e permitam que as jovens sejam donas de seus próprios negócios.

Enquanto aguardam a inauguração do Centro de Economia Criativa, as meninas já iniciaram os cursos criativos dados nas duas unidades sustentáveis da organização: o Centro de Educação Ambiental, construído há 17 anos, com paredes de isopor; e o Centro de Pesquisa da Mata Atlântica, que tem o bambu como principal material. A primeira turma já foi iniciada. Em julho próximo começará a segunda turma de alunas, prevendo-se duas novas turmas em setembro e novembro. Cada turma com 25 jovens.

A metodologia do Centro de Economia Criativa se baseia em oficinas variadas, como fotografia, roteiro e cinema de base comunitária, gastronomia e alimentação saudável. “São oficinas que mostram a essas jovens mulheres onde elas se identificam e se percebem como empreendedoras”, segundo Vanderlei. Ele disse que em outra fase a entidade trabalha a profissionalização das meninas, mostrando como abrir uma empresa, como se tornar um microempreendedor individual (MEI).

No módulo de direitos humanos, advogadas e sociólogas abordam a Lei Maria da Penha, trabalho coletivo, planejamento familiar, corpo e sexualidade, entre outros temas. Elas recebem também noções de carreiras ligadas à preservação do meio ambiente.

No próprio conjunto de prédios sustentáveis, as alunas vivenciam a parte de conservação do meio ambiente, acrescentou o gerente de Políticas Públicas. “Eu diria que é um complexo socioambiental”, ressaltou. Hoje, tiveram início os serviços de instalação das pás que vão gerar energia eólica (dos ventos) para o projeto do Centro de Economia Criativa. No próximo mês, chegará o painel de energia solar.

“O prédio vai ser autossuficiente em energia, e quando ele não funcionar, a gente distribui a energia para a Light”, informou Vanderlei, adiantando que o projeto é inédito na Baixada Fluminense e será referendado com a certificação Green Building Council Brasil (GBC Brasil) de avaliação de prédios sustentáveis.

 

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário