one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Defensoria relata condições precárias dos presídios do Rio

Criado em 22/06/15 19h03
Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

Os nove presídios vistoriados este ano pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) apresentam superlotação e outros problemas relacionados à alimentação, acesso restrito à água, ao banho de sol e a medicamentos.

Desde fevereiro, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DEP-RJ tem visitado, em média, duas unidades por mês, para fazer o monitoramento carcerário, parte das atribuições do núcleo. O estado tem 51 unidades prisionais.

De acordo com a defensora Roberta Fraenkel, que coordena as visitas, estão sendo priorizados os presídios onde tem sido relatadas denúncias. “Um dos piores presídios que visitamos foi o Evaristo de Moraes, em São Cristóvão. Pelas condições de higiene, as condições em que estavam os presos, com celas entupidas, com água até a canela, insetos, baratas, coisas assim”.

Cada visita gera um relatório, que é encaminhado para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o juiz da vara de execução penal, o presidente do Tribunal de Justiça e para o Ministério Público.

“A superlotação é o que mais tem. O presídio que visitamos foi semana passada está com 133% a mais do que sua capacidade. Alimentação é um problema grave, todos os presos reclamam que vem estragada, vem crua, em pouca quantidade, às vezes não vem. Outro problema complicado é o da água: só ligam a água por 10 minutos por dia para a cela inteira, então eles tem que ficar armazenado a água para tomar banho, para beber, para tudo. Nós detectamos que, em vários lugares, a água é suja. Tem um déficit imenso de colchão, as pessoas dormem no cimento, falta de medicamento”, relata Roberta.

Quanto à falta de banho de sol, a defensoria entrou com uma ação civil pública e conseguiu na justiça que a Lei de Execução Penal seja cumprida, garantindo o mínimo de uma hora por dia.

“Aos presídios que vamos, é uma vez por semana, duas vezes no máximo. Entramos com uma ação civil pública para que o estado fosse condenado a fornecer banho de sol todos os dias para os detentos. Tivemos que fazer um agravo de instrumento, porque foi negada a liminar e, há duas semanas, conseguimos reverter. Faltam duas semanas para vencer o prazo, então ainda não podemos cobrar o cumprimento ainda”.

Para a defensora, o problema da superlotação é mais complicado de ser resolvido, já que é generalizado. De 2007 para 2015, a população carcerária do estado dobrou, chegando a 43 mil presos. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, o número de vagas no sistema é de 27,4 mil.

“A solução para isso seriam várias coisas, o problema é mais na origem mesmo. Por exemplo, a descriminalização do uso de drogas, de tráfico, o juiz ser mais sensível a decretar a prisão de uma pessoa. Construir presídio não vai adiantar nada, vão continuar superlotados. A situação tende a piorar, porque a população carcerária dobrou desde 2007. E vai piorar ainda mais, se você colocar os jovens de 16 e 17 anos nesses presídios”.

Ela ressalta que a superlotação acarreta todos os outros problemas: “de não conseguir dar banho de sol uma vez por dia, de falta de comida, os presos reclamam que a quantidade é pequena, problema de falta de medicamento, uma série de outros problemas”.

Segundo Roberta, as vistorias já levaram a algumas decisões judiciais para melhorar as condições dos presos, além da garantia do banho de sol, como o fim da revista vexatória, adequação às recomendações da vigilância sanitária do Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho e uma ação civil pública para colocar ambulâncias nas regiões onde tem presídio.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informa que recebeu um relatório do Ministério Público referente às denúncias e que as questões “já estão sendo apuradas”. “A atual gestão tem como objetivo garantir os direitos para os internos, dando ênfase na humanização do sistema penitenciário e a sensibilização dos inspetores de segurança e administração penitenciária”, diz a nota da Seap.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário