one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado neste domingo (28)

Criado em 28/06/15 09h48 e atualizado em 28/06/15 10h52
Por Portal EBC*

O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado neste domingo (28). A data faz alusão ao episódio que ficou conhecido como Stonewall Inn, nome de um bar frequentado por grupos da comunidade lésbica, gay, bissexual, transexual e travesti (LGBT) de Nova Iorque e que na noite de 28 de junho de 1969 teve seus frequentadores presos pela polícia, levando a vários dias de protestos pela cidade norte-americana.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 76 países do mundo ter um parceiro do mesmo sexo ainda é considerado crime. Lançado há pouco menos de um mês, um novo vídeo da ONU, intitulado "Livres e Iguais", destaca as contribuições que a comunidade faz para famílias e grupos locais por todo o mundo. Assista:

Nesta semana, o movimento conquistou uma vitória importante. No dia 26, o casamento gay tornou-se legal em todo o território dos Estados Unidos. 

No Brasil, o casamento homoafetivo é estendido a todo o país desde maio de 2013, quando entrou em vigor a Resolução 175, de 14 de maio de 2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  Apesar de já garantir esse direito, o Brasil ainda está entre os que mais matam por homofobia, o preconceito contra homossexuais.

Em 2014, ocorreram 326 mortes, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia. Na avaliação do secretário de Relações Internacionais da Associação Brasileira ABGLT, Beto de Jesus, o fundamentalismo religioso e a intolerância, crescentes no país, são as principais causas da violência. Ele cita a retirada das discussões de gênero nas escolas, nos planos de educação, a falta de ênfase para a criminalização da homofobia, cujo projeto de lei foi apensado no projeto do Novo Código Penal, em tramitação no Senado, e outros "retrocessos".

Na sociedade brasileira, um levantamento feito pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research mostrou que 49% da população brasileira se diz contra a legalização do casamento gay, 21% são indiferentes e 30%, a favor. Foram entrevistados mil brasileiros com mais de 16 anos, em 70 cidades de todas as regiões e classes sociais. Saiba mais

Confira também:

Assista ao episódio Homofobia: Até Quando? do Caminhos da Reportagem

Protestos em vários países do mundo pedem o fim da lei antigay da Rússia

Estatuto da Família proíbe casais gays de adotar filhos

 

* Com informações da Agência Brasil e Télam

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário