one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Entidades de direitos humanos fazem ato político-cultural contra tortura

Criado em 27/06/15 18h24 e atualizado em 27/06/15 19h00
Por Bruno Bocchini Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Entidades culturais e de direitos humanos fizeram na tarde de hoje (27) uma ato em frente à antiga sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), onde hoje funciona o Memorial da Resistência, na região da Luz, no centro da capital paulista. O evento ocorreu um dia após a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Tortura.

“Hoje no Congresso nós estamos vendo uma tentativa de um pré-golpe. A gente já viveu a ditadura, a gente já viveu a tortura, muitos companheiros desaparecidos, amigos mortos, e a gente não quer ver isso de novo”, disse a presidenta do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, Vilma Amaro.

“Temos que resistir e enfrentar esse Congresso reacionário, que é o principal hoje. Temos de fazer uma grande frente, todos os democratas de todos os partidos. Não é possível que o Congresso discuta a redução da maioridade penal, quando as nossas crianças não têm escolas”, acrescentou.

Participaram também do ato o Espaço Cultura Carlos Marighella, o Levante Popular da Juventude e o Núcleo da Preservação da Memória Política. Em meio às falas dos participantes, cartazes com os rostos de mortos e desaparecidos políticos eram levantados.

“Estamos aqui como uma forma de resistência a um problema que existe em nosso país, que permaneceu desde a ditadura. Nas prisões e presídios, as torturas são práticas comuns. É necessário a gente retomar essa discussão, lembrar a sociedade que houve tortura na ditadura militar, mas que ela ainda permanece”, destacou Sérgio Martins da Cunha, do Espaço Cultura Carlos Marighella.

Para Maurice Politi, ex-preso político, a prática da tortura está mais perto do convívio de cada um do que normalmente a maior parte da sociedade imagina, e ocorrendo nos dias de hoje. “Tem um poema que diz assim: 'Nós sobrevivemos ao pau de arara, mas o pau de arara também sobreviveu'. Quando os jovens vêm ao memorial e perguntam: 'Onde estão os instrumentos de tortura'? A gente responde: 'Eles não estão aqui porque estão na delegacia do seu bairro. Lá vocês podem vê-los na prática'”, disse o ex-preso político.

Confira reportagem do Repórter Brasil sobre tortura no Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário