Digite sua busca e aperte enter


Idosa cobre o rosto com a mão

Imagem:

Compartilhar:

ONU quer ajuda global para acabar com abusos contra idosos

Criado em 15/06/15 08h28 e atualizado em 07/07/16 14h57
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ajuda global para acabar com qualquer tipo de abuso cometido contra idosos.

A declaração foi feita para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado esta segunda-feira, 15 de junho.

Creative Commons - CC BY 3.0 - ONU quer ajuda global para acabar com abusos contra idosos

Realidade Ignorada

Em comunicado, Ban afirmou que "essa dolorosa realidade é, geralmente, ignorada pela sociedade".

Segundo a ONU, em 2025, daqui a apenas 10 anos, o mundo terá 1,2 bilhão de pessoas com mais de 60 anos. Calcula-se que até 6% dos idosos tenham sofrido ou ainda sofram algum tipo de maus tratos em sua própria casa.

Em 2050, a estimativa é que os idosos cheguem a 2 bilhões, o que significa mais de 20% da população mundial, que deve alcançar os 9 bilhões.

Ban afirmou que para muitas pessoas, a imagem do abuso é de que ele é cometido por uma pessoa não muito conhecida pela vítima.

Família

O secretário-geral disse que apesar desse problema existir, o que mais acontece é a violência ser cometida por um membro da família. Ele cita abusos psicológicos, financeiros e físicos.

Pesquisas sobre o assunto mostram que idade, gênero e dependência aumentam os riscos de abusos, com as mulheres liderando as estatísticas.

Ban afirmou que esses crimes acontecem na maior parte das vezes em locais privados, tornando muito mais importante uma resposta pública. Segundo ele, com o aumento da população idosa é urgente defender seus direitos. 

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário

Publicidade