one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rio abre primeiro centro exclusivo para menores vítimas de violência sexual

Criado em 17/06/15 15h16
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A partir de hoje (17), o Rio de Janeiro conta com o primeiro Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (Caac) do estado, que prestará serviço integrado e exclusivo às vítimas de violência sexual. O Caac funcionará no Hospital Municipal Souza Aguiar, a maior emergência da América Latina, localizada na região central do Rio.

Dois policiais da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (DCAV) e um perito do Instituto Médico Legal(IML) atuarão no setor de emergência pediátrica do hospital. O Caac está equipado com cartório, onde será possível fazer registro de ocorrência, e salas especiais para gravação de depoimentos e realização de exame de corpo de delito.

No ano passado, o estado do Rio de Janeiro registrou 2.055 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Em 2013, foram 3.495 casos. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, acredita que com  a nova unidade o número desse tipo de registro deve aumentar consideravelmente.

"Muitos dos casos de abuso não são notificados hoje. Entretanto, no momento que apresentamos um atendimento digno e um trabalho humano com as vítimas as pessoas e seus parentes se sentirão mais encorajados e confortáveis em denunciar. Com o sucesso desse centro, temos a expectativa de levar o modelo para outros hospitais", disse Beltrame.

Delegada titular da DCAV, Cristiana Bento destacou que o principal benefício do novo centro será maior agilidade na apuração dos fatos, evitando o agravamento do trauma para quem sofreu o abuso. Segundo Cristiana, todos os depoimentos prestados serão gravados e anexados ao inquérito, diminuindo o número de declarações que a vítima tem de prestar.

"Atualmente, a vítima deve fazer uma 'peregrinação' pela cidade em busca de atendimento médico e policial. Após ser medicada, ela deve ir à delegacia e, em seguida, ao exame de corpo de delito no IML. Em todas as situações, passa por entrevistas e rememora o evento traumático, o que chamamos de 'revitimização'. No centro, todo o processo será feito de uma vez, no mesmo dia e no mesmo lugar", explicou.

A iniciativa é uma parceria entre a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Segurança, Ministério Público e Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente, o centro funcionará de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. A intenção do governo do estado é ampliar o atendimento para 24 horas.

A ação integrada com profissionais de segurança pública e da rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) está prevista na Lei 12.845/2013. Ela determina que os hospitais do SUS ofereçam atendimento emergencial, integral e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. A legislação prevê ainda amparo médico, psicológico e social, além da facilitação de registro da ocorrência e da coleta de material necessário aos exames.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário