one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Discussão sobre proposta que reduz maioridade penal divide Plenário da Câmara

Criado em 30/06/15 21h26 e atualizado em 30/06/15 21h54
Por Portal EBC* Fonte:Câmara dos Deputados

A discussão sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes graves evidenciou um Plenário dividido. Segundo a proposta (PEC 171/93), a redução valerá para os jovens culpados de crimes violentos – assassinatos, sequestros, agressões graves, entre outros.

Atualmente, jovens de até 18 anos cumprem medidas socioeducativas de até três anos em instituições voltadas para isso, como a Fundação Casa. Segundo a PEC, esses jovens serão punidos pelo Código Penal, mas cumprirão pena separados dos outros menores de idade e dos adultos.

Pros e governo defendem mudanças no ECA contra PEC da maioridade penal

O líder do Pros, deputado Domingos Neto (CE), disse que o partido é contra a PEC e vai defender mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescentes para ampliar o tempo de internação do jovem infrator.

O líder do governo, deputado José Guimarães (CE), propôs que os menores fiquem até 8 anos internados se cometerem crimes considerados hediondos.

“Vamos nos unir em nome da civilização. Os países que fizeram a redução estão trabalhando a ideia da socialização”, disse Guimarães.

Para Domingos Neto, a mudança no ECA poderia garantir a aplicação mais rápida de uma pena ao adolescente infrator, já que o processo é mais rápido do que o previsto no Código Penal. “Se punido pelo Código Penal, um jovem poderia estar solto em um ano meio por progressão da pena, mas se mudarmos o ECA poderá cumprir pena de até 8 anos”, disse. Ele afirmou ainda que a mudança legal precisa vir acompanhada de investimentos do governo federal nas instituições de internação.

PSD quer redução da maioridade com regulamentação posterior

O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), disse que o partido vai vota a favor da PEC 171/93, que permite a redução da maioridade penal para jovens entre 16 e 18 anos acusados de crimes graves. Eles serão punidos pelo Código Penal, mas cumprirão pena separados dos outros menores de idade e dos adultos.

“Com responsabilidade, preferimos errar a sermos omissos, mas tenho convicção do acerto”, disse o líder partidário.

Ele afirmou, no entanto, que a proposta deve ser regulamentada por lei para garantir os direitos dos jovens. Para isso, disse Rosso, o partido apresentou o Projeto de Lei 1958/15. “Nem o Estatuto da Criança e do Adolescente, nem o sistema penitenciário tradicional, mas um projeto para que o jovem cumpra mais tempo com educação, dignidade e trabalho”, disse.

PP e Solidariedade defendem proposta de redução

O deputado Julio Lopes (PP-RJ) disse que a bancada do PP vai votar favorável à PEC da Maioridade Penal (PEC 171/93), que autoriza a pena de prisão para jovens entre 16 e 18 anos que cometem crimes graves – assassinatos, estupros, entre outros.

Lopes disse que a proposta é um passo no combate à insegurança. “Poderemos dar um passo definitivo para regras claras, para que homens e mulheres com 16 anos compreendam que existem leis e elas existem para serem cumpridas”, disse.

Já o líder do Solidariedade, deputado Arthur Oliveira Maia (BA), afirmou que a proposta vai diminuir a impunidade. “Vai demonstrar que tanto vale a lei para o rico que rouba, mas também para o jovem que, por sua vontade, comete um ato de absoluta falta de respeito com a sociedade brasileira”, disse.

Líder do PMDB diz que maioria da bancada vai votar pela redução da maioridade

O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), disse que a maioria da bancada vai votar a favor da PEC 171/93, que permite o julgamento como adultos de adolescentes entre 16 e 18 acusados de crimes graves.

Picciani disse que proposta é ponderada ao permitir a prisão apenas dos menores culpados de crimes violentos – sequestros, assassinatos, lesão corporal grave, terrorismo, entre outros. “É um texto que tem equilíbrio, propõe a redução apenas para os casos graves, sobretudo os crimes contra a vida. Suprimir uma vida é injustificável na idade e na classe social que for”, disse.

O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) afirmou que os argumentos que ressaltam a necessidade de educação não são baseados no mundo real. Para ele, a redução é um mal menor. “Eu queria ter a sociedade ideal, mas, não tendo, voto na sociedade real. Quero o mal menor”, declarou.

PPS e PT manifestam-se contra PEC que reduz maioridade penal

Deputados do PPS e do PT discursaram contra a proposta que reduz a maioridade penal (PEC 171/93).

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) disse que a PEC não vai resolver o problema de segurança pública que o Brasil enfrenta. Ela defendeu, no lugar da PEC, uma mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente para alterar o modelo de punição ao jovem infrator.

“Precisamos avançar em políticas públicas com discernimento”, disse.

“Não podemos de maneira alguma achar que aprovando a PEC está tudo resolvido. Até parece que estamos recuperando homens e mulheres cerceados de liberdade no modelo que nós temos”, afirmou a deputada.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também defendeu mudanças no ECA e apelou ao PMDB e ao PSDB para que derrotem a PEC. Os dois partidos, no entanto, já se manifestaram pela aprovação da proposta. “O centro político neste País tem de voltar a ser centro político, não pode ser hegemonizado pela direita vingativa, a direita que não quer construir um país”, opinou.

Para o deputado Wadih Damous (PT-RS), a proposta é inconstitucional. “Ela criminaliza a pobreza, mancha a Constituição com um retrocesso e não resiste a um exame apurado diante da Constituição”, avaliou.

PSB: aumento de pena não resolve problema da violência no País

O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) disse que o partido vai votar contra a PEC da Maioridade Penal (171/93), que autoriza a pena de prisão para jovens entre 16 e 18 anos que cometem crimes graves – assassinatos, estupros, entre outros. Hoje, esses jovens cumprem medidas socioeducativas, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O deputado lembrou que, nos últimos dez anos, o Congresso aprovou diversas leis aumentando o tempo de pena de diversos crimes, mas ainda assim a violência não diminuiu.

“O que reduz a violência é a certeza da aplicação dessa pena. Para oferecer ao Brasil uma solução adequada, é preciso fazer um diagnóstico. E vai se chegar à conclusão de que ela é fruto da exclusão”, disse.

*Com informações da Câmara dos Deputados

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário