one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

ONU Mulheres prepara protocolo sobre investigação de feminicídio

Criado em 29/07/15 17h49 e atualizado em 29/07/15 18h13
Por Akemi Nitahara Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Para tornar mais efetiva a lei que coloca o feminicídio na lista de crimes hediondos, aprovada e sancionada em março, a ONU Mulheres está finalizando um documento com diretrizes que devem ser aplicadas na identificação e processo desse tipo de crime motivado por razões de gênero.

A proposta foi apresentada hoje (29) pela consultora sobre acesso à Justiça da entidade no Brasil, Wânia Pasinato, na mesa Feminicídio no Brasil e no Mundo, dentro das atividades do 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que ocorre até sexta-feira (31), no Rio de Janeiro.

Wânia disse que a ideia não é ter mais um documento para ser preenchido no registro do crime, e sim ter diretrizes para orientar o olhar de quem trabalha com a investigação, como ocorre na Lei Maria da Penha. "Nós [ONU Mulheres] não temos o poder de implantar nada, mas podemos apoiar a criação de um protocolo com um check list ou mesmo um curso, o que for deliberado como mais interessante para o Estado, não é um documento engessado”.

Na avaliação da consultora da ONU Mulheres, o protocolo ajudará na implementação da lei, na medida que orientará os profissionais a direcionarem o seu olhar durante a investigação. “Desde a perícia no local do crime e durante toda a investigação policial e, depois, na fase do processo, para que eles possam trazer elementos, informações, evidências que ajudem a caracterizar que aquele crime ocorreu porque aquela vítima era uma mulher e que houve uma motivação de ódio, um sentimento de posse sobre aquela mulher, que são justificativas usualmente utilizadas pelos agressores e que não podem ser aceitas para uma morte que nós sabemos que tem uma causa muito anterior a essa, que é justamente a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade"

De acordo com Wânia, um projeto-piloto será implantado em três estados, que serão ainda definidos. O objetivo, segundo ela, é que o protocolo seja testado no Brasil e ampliado para outras partes do mundo. A previsão é que o documento seja lançado em outubro e o projeto-piloto implantado na sequência.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário