one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Comissões querem punição de beneficiados pela Lei da Anistia

Criado em 29/08/15 19h18 e atualizado em 29/08/15 19h23
Por Cátia Rodrigues Fonte:Radioagência Nacional

A Lei da Anistia, promulgada pelo ex-presidente João Figueiredo, completou 36 anos nesta sexta-feira (28). Considerada um dos importantes marcos para o fim dos 21 anos de ditadura no país, entre 1964 e 1985, a Lei da Anistia segue no centro de discussões por não permitir a possibilidade de responsabilizar penalmente agentes públicos que praticaram torturas, assassinatos e outros crimes durante o regime militar.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Comissões querem punição de beneficiados pela Lei da Anistia

Rafael Schincariol, coordenador geral da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, enfatiza a questão da impunidade como consequência dessa omissão legal.
 
Teresa Lajolo, presidente da Comissão da Memória e Verdade da prefeitura de São Paulo, diz da necessidade de uma discussão mais ampla sobre o assunto.
 
Uma das medidas para tentar reparar as violações de direitos humanos praticadas durante a ditadura foi a criação da Comissão Nacional de Anistia, em 2001.
 
Vinculada ao Ministério da Justiça, a Comissão já recebeu mais de 74 mil pedidos de anistia. Desse total, mais de 43 mil pessoas foram declaradas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário