one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Refugiados no maracanã

Imagem: Acnur/Divulgação

Compartilhar:

Maracanã recebe refugiados para lançamento do projeto Futebol das Nações

Criado em 25/08/15 17h28 e atualizado em 25/08/15 18h01
Por Da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Futebol das Nações, projeto que busca promover a integração dos refugiados no Brasil, foi lançado hoje (25) no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorreu no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e reuniu 20 refugiados de vários países. Durante o evento, foram discutidos temas relacionados à inserção desses imigrantes: preconceito, acesso ao mercado de trabalho, igualdade de gênero, violência contra as mulheres e ensino do idioma local.

O projeto é uma parceria do Maracanã com a Rede Cáritas, organização não governamental (ONG) que trabalha na proteção, integração e promoção social dos refugiados. Ela tem o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres.

Após o lançamento do projeto, os refugiados participaram de uma partida de futebol, praticado em três etapas: na primeira, os jogadores conversam e definem as regras da partida; na segunda, é o jogo em si; e na terceira, voltam a se reunir para discutir o que aconteceu em campo. O diretor executivo da Cáritas no Rio de Janeiro disse que o projeto ajuda a fortalecer o "espírito" de irmandade e coletividade.

"Esta ação de hoje é simbólica, e acho que vai ter grande repercussão no ego dessas pessoas. Para quem está sofrendo, quem está buscando se integrar à sociedade. Este projeto ajuda fazê-lo a se sentir amado, querido e abraçado, e isso é muito importante para quem veio se refugiar no nosso país", disse.

Para o representante da Acnur no Brasil, Andrés Ramirez, o Futebol das Nações é uma importante iniciativa, principalmente no atual cenário econômico do Brasil. "Não temos muito problema com xenofobia no país, mas pelo que vemos em outros lugares, quando a situação econômica é complicada, com aumento do desemprego e inflação, as pessoas tendem a colocar a culpa no imigrante, e o refugiado é ainda mais vulnerável”.

O guineano Dabo Sekou está no Brasil há seis meses. Saiu de seu país por causa, principalmente, da instabilidade política na Guiné-Conacri. Ele falou de sua experiência de viver no Brasil. "A vida no Brasil é muito melhor do que lá, e está sendo muito bom porque as pessoas daqui têm muito amor pelos estrangeiros. Hoje, especialmente, está sendo um grande dia para mim, vir a este estádio vai ser algo que nunca vou esquecer, estou muito feliz".

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), o Brasil tem atualmente 8.400 refugiados reconhecidos oficialmente. Em outubro do ano passado, eram 7.745. Ainda de acordo com o órgão, vinculado ao Ministério da Justiça, os sírios são a nacionalidade mais numerosa no país (2.077), seguidos por angolanos (1.480) e colombianos (1.093).

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário