one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Mídia NINJA

Compartilhar:

Marcha das Margaridas defende fortalecimento da democracia

Criado em 12/08/15 15h34 e atualizado em 12/08/15 15h58
Por Luana Lourenço Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

A Marcha das Margaridas, mobilização de mulheres trabalhadoras rurais, levou hoje (12) milhares de manifestantes à Esplanada dos Ministérios e ao gramado do Congresso Nacional. A marcha, inspirada na sindicalista paraibana Margarida Maria Alves, assassinada há 32 anos, está na 5ª edição e saiu às ruas com reivindicações ligadas aos direitos das mulheres, melhorias da vida no campo e fortalecimento da democracia.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), organizadora do evento, a meta de reunir 70 mil pessoas na marcha foi atingida. A Polícia Militar do Distrito Federal estimou em 35 mil o número de manifestantes.

"Superou nossas expectativas e dá o recado para o povo brasileiro de que a Marcha das Margaridas está nas ruas em defesa dos interesses de todos. Quando a gente defende a democracia, esse direito de estarmos nas ruas, de colocar nossa pauta na mesa do governo, do Parlamento, de sermos ouvidos, de construir as políticas juntos, é isso que a gente entende por democracia”, avaliou a secretária de mulheres da Contag e coordenadora da marcha, Alessandra Lunas.

A maioria das participantes da marcha está acampada no Estádio Nacional Mané Garrincha, de onde iniciaram o percurso de cerca de 5 quilômetros. A concentração começou cedo e a marcha saiu logo depois das 8h por uma das principais vias de Brasília, o Eixo Monumental.

A agricultora Salete Schmidt, de Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina, disse que viajou 30 horas até a capital para cobrar mais políticas públicas para os pequenos produtores. “Estou marchando por melhorias para os homens e mulheres do campo, os agricultores precisam ser mais olhados porque a agricultura movimenta tudo e não é reconhecida. Sempre estamos tentando buscar recursos e somos pouco olhados”, reclamou.

Mobilização

A mineira Maria Vânia, do município de Mirabela, defendeu a mobilização como forma de pressionar as decisões do governo. “Viemos reivindicar nossos direitos, não podemos ficar paradas lá na roça. Precisamos de luta para conquistar nossas vitórias. Quando a gente chega aqui entre tantas pessoas é que a gente vê a importância e a força da mulher.”

A caminhada reuniu agricultoras familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas de todo o país. Apesar do nome, a mobilização não é exclusivamente feminina e teve a participação de muitos homens, como o sindicalista Valderi Alves de Paula, de São Mateus, no Maranhão.

“Quando a gente vem para cá a gente se transforma em Margarida Alves. E ela deixou um legado, ela não morreu, está imortalizada nas nossas reivindicações. Muitos direitos sociais que temos conquistado foram através dessa marcha, por isso estamos aqui para apoiar a marcha. Eu, como delegado sindical, sofro quando vejo uma mulher num assentamento da reforma agrária buscando água na casa do fazendeiro, isso me dói, por isso a luta também é nossa”, contou.

Com chapéus de palha enfeitados com flores, que já se transformaram em um símbolo da marcha, as trabalhadoras rurais receberam o apoio de organizações urbanas, grandes centrais sindicais e outros movimentos sociais. “É importante mulheres do Brasil inteiro participarem desse movimento, porque essa marcha reivindica direitos para todas, não só das agricultoras. Fizemos questão de juntar mais de 2 mil mulheres aqui de Brasília para nos representar e dar força para as margaridas”, disse a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal, Antônia da Costa Sousa.

Enrolada em uma bandeira da Marcha Mundial de Mulheres, a ativista Dilma Maria de Sousa, de Pendências, Rio Grande do Norte, disse que a marcha vai além das demandas das trabalhadoras rurais. “É um momento para reivindicar o fim da violência contra nós, mulheres. Nós que somos da Marcha Mundial de Mulheres aproveitamos a mobilização das margaridas para nos empoderar, nos fortalecer. Passei dois dias e duas noites na estrada, mas a gente volta com a mala cheia de esperança, de alternativas para mudar a vida de outras mulheres.”

Quatro trios elétricos acompanharam as margaridas no percurso, com falas de lideranças sindicais, músicas tradicionais da marcha e palavras de ordem contra o que chamaram de conservadorismo do Congresso Nacional. Em alguns momentos, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), foi criticado nos carros de som com músicas improvisadas: “Marcha mulherada! Sua bandeira na mão empunha. Viemos de todo canto, botar pra fora Eduardo Cunha”.

Pelo caminho, entre as bandeiras dos estados brasileiros, faixas de entidades e associações que apoiam a marcha, e mensagens contra o racismo, a discriminação de gênero, a violência contra a mulher, além de reivindicações históricas como a defesa da reforma agrária e a proibição do uso de agrotóxicos.

Reivindicações

Ao passarem pelo Ministério da Fazenda, as manifestantes cobraram liberação de recursos para crédito rural e programas fundiários para a agricultura familiar. Também fizeram discursos em defesa da Petrobras, da reforma política com participação popular e criticaram manifestações pela saída da presidenta Dilma Rousseff do governo.

“Mais do que nunca, nesse momento, a marcha cumpre com seu papel de dizer para esse país que democracia é respeitar o que aconteceu nas urnas no ano passado, que a gente precisa efetivamente seguir mudando, com a clareza dos desafios que temos que enfrentar pela frente”, disse Alessandra Lunas, da Contag.

Segundo ela, a data da marcha já estava definida desde 2014 e não teve a intenção de se contrapor aos protestos contra o governo marcados para o próximo domingo (16). “Nós lançamos a marcha em novembro do ano passado, com essa data definida. Em que conjuntura nós íamos chegar, nem nós sabíamos. Agora não dá para imaginar que estaríamos nas ruas hoje e não mostrar que temos lado nesse processo. A marcha, em qualquer momento, desde o governo neoliberal, esteve na rua com as mulheres dizendo o que pensamos, nunca escondemos o que nós defendemos.”

Em frente ao Congresso Nacional, as lideranças da marcha fizeram um ato de repúdio contra a aprovação de projetos que reduzem a garantia de participação de mulheres na política e cobraram dos parlamentares compromisso com projetos que melhorem as condições de vida e trabalho no campo. Dentro do Senado, uma sessão solene homenageou as margaridas e cerca de 200 manifestantes puderam entrar para participar.

Após o ato em frente ao Congresso, a marcha se dispersou e pouco antes das 12h, as margaridas começaram o trajeto de volta ao Estádio Nacional, dessa vez de ônibus. Às 15h, Dilma vai ao local para anunciar as respostas à pauta de reivindicações das margaridas entregues ao governo no começo de julho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário