one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Mulheres do campo vão receber carretas odontológicas

Criado em 12/08/15 20h22 e atualizado em 12/08/15 20h30
Por Paulo Chagas e Mariana Tokarnia – Repórteres da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (12), durante encerramento da V Marcha das Margaridas, a distribuição de 102 carretas odontológicas para a população de áreas rurais que fazem parte do Programa Brasil Sem Miséria. A medida faz parte de um plano de cuidados para a saúde das mulheres rurais e das florestas, como uma das respostas do governo federal às reivindicações das dezenas de milhares de trabalhadoras rurais que foram a Brasília.

Para a compra das unidades odontológicas móveis, que serão entregues ainda em 2015, foram investidos R$ 16,7 milhões. De acordo com o ministério da Saúde, R$ 6 milhões serão repassados anualmente para as despesas das carretas Outras sete unidades serão entregues em áreas indígenas. “Estamos lançando mobilização nacional para intensificar ações de integral a saúde da mulher”, disse a presidenta, ao discursar para as agricultoras no Estádio Mané Garrincha.

LEIA ESPECIAL

Com o lançamento do plano, os municípios com população em área rural poderão participar de oficinas de capacitação de parteiras tradicionais da população do campo e de áreas distantes. A distribuição de kits anti-hemorragia para controlar o sangramento após partos em situações de emergência também será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos incorporar ao SUS ação inovadora que pode salvar a vida de muitas mulheres. Estamos lançando mobilização nacional para intensificar ações de integral a saúde da mulher. A saúde da mulher do campo passará a fazer parte do calendário oficial do SUS”.

Segundo o Ministério da Saúde, no mês de novembro deste ano os postos de saúde vão receber prioritariamente as mulheres do campo em consultas clínico-ginecológicas e exames preventivos, em cuidados com o câncer, detecção de hipertensão e diabetes e a distribuição de vacinas do HPV e pílula do dia seguinte.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário