one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Indígenas do Alto Xingu (MT). Festa do Kuarup, na aldeia Kamayurá

Imagem:

Compartilhar:

Nações Unidas alertam sobre desafios para a saúde dos indígenas

Criado em 10/08/15 10h40 e atualizado em 10/08/15 15h14
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

A saúde e o bem estar dos povos indígenas de todo o mundo preocupam as Nações Unidas, que pedem mais atenção para a situação. O secretário-geral cita vários desafios, como a falta de habitação e de saneamento adequados.

A mensagem de Ban Ki-moon está ligada ao Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, celebrado este domingo, 9 de agosto. Ban destaca que o índice de diabetes entre os indígenas é alto e muitos abusam do álcool e das drogas.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Nações Unidas alertam sobre desafios para a saúde dos indígenas

Suicídio

Muitas indígenas grávidas não recebem cuidados pré-natais e outro problema é a violência doméstica. Ban lembra que as taxas de suicídio entre jovens e de mortalidade infantil também preocupam.

O chefe da ONU pede que essas questões sejam tratadas, com urgência, na nova agenda global de desenvolvimento sustentável. Ban Ki-moon ressalta que é preciso saber qual a maneira culturalmente mais apropriada de ajudar os indígenas a alcançarem o bem estar.

Comida Típica

Para um futuro mais justo, o secretário-geral lembra que os indígenas não podem ser deixados de lado, por isso ele apela à comunidade internacional a contribuir para a melhoria da saúde dos povos nativos.

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Fida, destaca que nos últimos anos, vários alimentos típicos das comunidades nativas tornaram-se populares, como a quinoa.

Desnutrição

Mas ainda assim, no mundo todo, a nutrição inadequada está entre os principais problemas de saúde que afeta os  indígenas. Na América Latina, por exemplo, a taxa de subnutrição entre crianças indígenas é duas vezes maior que o índice médio da população.

O Fida avalia que com o aumento da demanda internacional por produtos como a quinoa, os estoques dos povos nativos estão diminuindo. Em 2007, a Assembleia Geral adotou a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, documento que afirma o direito dos indígenas à serviços sociais e de saúde.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário