one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


EPE, TRT10, Exército e Marinha abrem concurso público

Imagem:

Compartilhar:

O sistema de cotas em concursos públicos prejudica os demais concorrentes?

Criado em 04/08/15 11h43 e atualizado em 04/08/15 11h49
Por Tarde Nacional/Rádio Nacional de Brasília Fonte:Rádios EBC

O quadro Concurseiros Ponto Com do programa Tarde Nacional desta segunda-feira (3) debateu o sistema de cotas em concursos públicos. Será que quem não se encaixa nos parâmetros das cotas vai ter mais dificuldade em passar em um concruso público? Para o professor Dagoberto José Fonseca isso não deve ser motivo de preocupação para os estudantes. Ele avalia que o sistema de ações afirmativas, com a modalidade de cotas, abre uma grande perspectiva para que a  sociedade brasileira considere a presença da multisegmentação da própria sociedade que é caracterizada por um discurso de democracia racial, social e de gênero.

Creative Commons - CC BY 3.0 - O sistema de cotas em concursos públicos prejudica os demais concorrentes?

Para o professor, a história da sociedade brasileira é bastante complexa, justamente por diversos interesses e segmentos da própria sociedade, que é construída ao longo dos séculos. Então, diz ainda o professor, no momento em que se discute cotas, ações afirmativas e do Estado brasileiro, a própria constitucionalidade das cotas, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, demonstra que a sociedade brasileira é múltipla, é plural, portanto, de modo algum as cotas ferem a Constituição, nem a isonomia de qualquer um, pelo contrário, só dá as condições de que uma pequena parcela da sociedade brasileira possa ser inserida.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário