one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Quase metade de inquéritos na Baixada são de violência contra a mulher

Criado em 08/08/15 16h57 e atualizado em 08/08/15 17h12
Por Flávia Villela Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Cerca de 45% dos inquéritos policiais da Baixada Fluminense são de violência contra a mulher, segundo levantamento do Ministério Público (MP) do Rio. De acordo com o MP, o estado tem 134 mil processos sobre violência de gênero. Os dados foram divulgados durante o encerramento da segunda edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, no Fórum de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nessa sexta-feira (7). Liderada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), a campanha no Rio solucionou 457 prisões em flagrante relativas à violência no estado.

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou que, em novembro, vai promover uma semana inteira dedicada a ações do Projeto Violeta, criado pela juíza Adriana Ramos de Mello, do 1º Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher, em junho de 2013, que integra as diferentes entidades envolvidas no atendimento à mulher em situação de violência. 

"Nós avançamos muito nas denúncias, mas as respostas ainda são lentas. E o Projeto Violeta fixa em poucas horas o processo, desde a denúncia até a sentença. O que a gente precisa hoje é encontrar meios de respostas imediatas a quem tem fome, não tem escola e sofre com a violência. Esse é o desafio do Poder Público".

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado e a Universidade Veiga de Almeida firmaram nesta semana termo de cooperação para que as instituições forneçam estagiários para atuar nos juizados de violência doméstica e familiar e acelerar os processos.

Na próxima semana, será lançada uma versão da cartilha, voltada para o público adolescente, que orienta mulheres a procurar ajuda. A publicação será apresentada às meninas de uma unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, onde foi constatado aumento da violência entre as jovens.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário