one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Rede quer cadeira de gênero no Conselho Nacional de Política Cultural

Criado em 03/08/15 22h46 e atualizado em 03/08/15 23h07
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Inserir uma cadeira de gênero no Conselho Nacional de Política Cultural, do Ministério da Cultura, é uma das metas, no Brasil, da Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura, disse hoje (3) Marcos Antônio Monte Rocha, articulador da rede, no país, pela organização não governamental (ONG) Fábrica de Imagens-Ações Educativas em Cidadania e Gênero.

“Essa é uma meta política clara porque, colocando uma pessoa que represente esse segmento no conselho, você garante essa discussão dentro das políticas públicas”. A ideia, segundo ele, é, em seguida, trabalhar para que também os conselhos estaduais e municipais acompanhem essa mesma orientação. Outra meta é orgamizar um encontro internacional da rede, no começo de 2016.

A Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura foi criada este ano por 18 organizações do Brasil, Uruguai, da Argentina, do Chile, da Colômbia e do Paraguai, e trabalha ter sua presença em toda a América Latina, engajando novos participantes para ampliar a discussão de políticas públicas culturais no continente.

A organização é resultado do 1º Encontro Latino-Americano de Gênero e Cultura, promovido em abril deste ano, em Fortaleza (CE), pela ONG Fábrica de Imagens e mais 17 ONGs nacionais e estrangeiras, no âmbito do projeto Curta o Gênero, que organiza seminários e exposições itinerantes sobre a temática de gênero e sexualidade.

Segundo Monte Rocha, muitos parceiros do Brasil na rede latino-americana trabalham com temas relacionados às mulheres e à diversidade sexual e aos direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). “O campo acaba sendo bem mais amplo”, disse.

A partir desta segunda-feira, ele iniciou pelo país para divulgar a rede e apresentar as iniciativas da Fábrica de Imagens. Serão visitadas até o próximo dia 21 as cidades de Porto Alegre, Florianópolis, Campinas (SP), do Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. A programação prevê projeções fotográficas, mostra internacional audiovisual com foco nas questões de gênero, rodas de conversa sobre a questão de gênero nas políticas culturais.

Monte Rocha pretende sedimentar as parcerias já feitas e fortalecer a organização, “Nós, cada vez mais, temos a convicção que é importante investir em ações coletivas para poder pressionar os Estados em prol de políticas afirmativas, que defendam os direitos de mulheres, de populações LGBT, enfim, de todos”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário