one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Penitenciária de Pedrinhas

Imagem:

Compartilhar:

Relator da ONU chega ao Brasil para avaliar situação de tortura e maus-tratos

Criado em 02/08/15 19h54 e atualizado em 02/08/15 21h07
Por Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O relator especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Juan Méndez, chega ao Brasil nesta segunda-feira (3) para identificar e avaliar os principais desafios do país com relação à tortura e aos maus-tratos.

Méndez visita o país a convite do governo e durante 12 dias passará por diferentes estados. Nesse período, serão realizadas visitas não anunciadas a locais como delegacias de polícia e penitenciárias. A agenda não foi divulgada pela ONU.

Dados do Disque Direitos Humanos – Disque 100, mostram que, entre janeiro e junho de 2015, foram recebidas mais de mil denúncias de casos de tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes contra pessoas em situação de privação de liberdade. Esse número corresponde a 21,62% das denúncias recebidas no período. No ano passado, o número ultrapassou a marca de 2.400 denúncias feitas. O serviço é mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e todas as denúncias são encaminhadas para as autoridades competentes.

Segundo o Ministério da Justiça, o último Levantamento de Informações Penitenciárias (Infopen) de junho 2014 mostra que 121 pessoas estão privadas de liberdade no Brasil por cometerem o crime de tortura.

De acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de junho de 2014,  a população prisional brasileira é superior a 607 mil presos e o déficit de vagas passa de 231 mil.

Enquanto estiver no Brasil, o relator terá reuniões com autoridades, instituições ligadas aos direitos humanos, organizações da sociedade civil e, também, vítimas de tortura.  A visita vai gerar um relatório final, que será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em março do ano que vem.

O relator é o especialista independente encarregado de monitorar e relatar, em todo o mundo, o uso de tortura, tratamentos cruéis desumanos ou degradantes. Em 2010, Méndez, que é argentino, foi designado relator especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos e degradantes

.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário