one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vara da Infância proíbe demolição de casas na favela Metrô-Mangueira

Criado em 26/08/15 06h43 e atualizado em 26/08/15 08h44
Por Isabela Vieira Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou nessa terça-feira (24) a suspensão da demolição de casas com crianças e adolescentes na favela Metrô-Mangueira, na zona norte da capital. A medida reforça decisão liminar de maio, que já impedia a destruição de casas no local. Desde 2010, a prefeitura tenta desocupar a área, no entorno do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, onde será a abertura dos Jogos Olímpicos 2016. Lá, será erguido um polo automobilístico.

O pedido para impedir a demolição de casas com menores de idade partiu da Defensoria Pública do Rio, que alega ter 34 crianças e nove adolescentes vivendo na comunidade. A prefeitura informou que ainda não foi notificada da decisão.

O juiz Pedro Henrique Alves, titular da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, que acatou o pedido da defensoria, concedendo uma antecipação de tutela, também exigiu que a prefeitura apresente, em cinco dias, um plano detalhado sobre o reassentamento das famílias, informando o local para onde irão após a demolição das casas, a escola que frequentarão, dando continuidade aos estudos, e a previsão de pagamento do aluguel social.

“Ressalta-se que é inconcebível permitir que famílias compostas por crianças e adolescentes, vulneráveis, sejam desalojadas de suas residências, sem ter para onde ir”, disse o juiz, que estabeleceu multa de R$ 100 mil por cada casa destruída.

Em maio, a Justiça havia suspendido as demolições após uma série de protestos na favela, quando um grupo de pessoas bloqueou a Avenida Radial Oeste, uma das principais vias de ligação entre a zona norte e o centro do Rio. Na ocasião, os moradores receberam o apoio de estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A Polícia Militar usou bomba de gás para dispersar a multidão. O tumulto se estendeu até a porta da universidade, onde houve confronto.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário