one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vinculação à Secom pode prejudicar autonomia da EBC, apontam participantes de seminário institucional

Criado em 13/08/15 15h51 e atualizado em 13/08/15 16h01
Por Nayá Tawane e Raiane Wentz / Conteúdo colaborativo

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) está em um embate institucional sobre seus vínculos com o Estado e os serviços que presta ao Governo. Atualmente, a EBC é vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Para a representante da sociedade civil no Conselho Curador, Rosane Berttoti, o ponto central da autonomia passa pelo entendimento do papel da EBC na sociedade. Assista:

Durante o Seminário Modelo Institucional da EBC, houve divergências sobre a melhor vinculação para a empresa, mas a proposta mais discutida e acatada entre os participantes foi o afastamento da EBC do órgão responsável pela propaganda de governo.

Leia aqui o Caderno de Debates do Seminário, com as propostas enviadas previamente pelos participantes.

O pensamento entre os participantes do Seminário convergiu na maioria das problemáticas levantadas, reforçando a importância da legitimidade da EBC e do interesse público na produção de seus conteúdos. Os defensores do projeto defendem a consolidação do campo público de comunicação a partir de uma maior pluralidade e diversidade nas produções de seus veículos.

Na opinião do representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Pedro Vilela, é preciso separar a comunicação pública da comunicação governamental para garantir autonomia plena da EBC. Veja:
 

Uma das discussões presentes nos grupos foi o papel que o Conselho Curador da EBC deve desempenhar na escolha de presidentes e diretores da casa. Entre outras sugestões, foi levantada a proposta de uma triagem pelo colegiado dos nomes indicados para esses cargos.

Tags:  modeloebc
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário