one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


transporte público coletivo

Imagem:

Compartilhar:

Erundina: incluir transporte entre direitos sociais é conquista da sociedade

Criado em 13/09/15 10h00 e atualizado em 13/09/15 10h03
Por Karine Melo Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O Congresso Nacional promulga terça-feira (15) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui o transporte entre os direitos sociais previstos no Artigo 6º da Constituição Federal. O artigo já inclui educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade, proteção à infância e assistência aos desamparados. 

No Senado, a PEC, de autoria da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), foi aprovada na última quarta-feira (9). A| proposta foi apresentada em 2011,mas só avançou após as manifestações populares que ocorreram no país em junho de 2013.

À época, um dos alvos dos protestos foi o transporte público. Na prática, segundo Erundina, a mudança no texto da Constituição abre caminho, por exemplo, para a proposição de outras leis para destinação de recursos ao setor de transportes, como ocorre em outras áreas.

“Saúde e educação, por exemplo, têm recursos vinculados orçamentariamente. Com isso, a União, os municípios e estados não podem deixar de destinar um percentual específico em lei para essas áreas. No caso do transporte, reconhecido como direito social pela Constituição, pode acontecer o mesmo, já que o novo texto gera um direito que o Estado é obrigado a atender, por meio de uma política publica que o assegure a todos os cidadãos”, explicou a deputada.

Erundina disse que, depois da promulgação da emenda, o cidadão que se sentir violado nesse direito poderá recorrer à Justiça e ao Ministério Público. “É algo extremamente importante como conquista da sociedade”, afirmou.

Segundo o vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Mamede Said, o fato de constar no Artigo 6º não faz com que o transporte agora passe a ser tratado pelo Poder Público como algo prioritário.

Para o professor, ainda há um longo caminho a percorrer. “Ter força normativa significa agir para que esses direitos se realizem no plano prático, para que tenham aplicabilidade. De nada adianta colocar isso aqui [ na Constituição] apenas como uma declaração de intenções. Tem que ter uma ação governamental, no sentido de regulamentar esse direito, disciplinar e encontrar mecanismos, meios para que ele seja eficaz e não seja letra morta na Constituição”, alertou.

O Movimento Passe Livre (MPL) considera a PEC é um avanço. “É o transporte que garante o acesso das pessoas à cidade. De que adianta termos uma educação pública, gratuita e de qualidade, se as pessoas não têm condições de chegar até a escola? Agora temos mais condições de exigir políticas públicas nessa área como a da tarifa 0, já implementada em algumas cidades brasileiras”, disse à Agência Brasil José Abraão, estudante de ciências socais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do MPL.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário