one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


ONU: país tem que combater desigualdades raciais e de gênero para continuar avançando

Imagem:

Compartilhar:

Marco na política sobre a igualdade de gênero completa 20 anos

Criado em 15/09/15 10h09 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por História Hoje Fonte:Radioagência Nacional

No dia 15 de setembro de 1995, foi aprovada a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. O documento foi aceito por todos os representantes dos 189 países que participaram da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher, promovida pelas Nações Unidas.

A Convenção é considerada um marco na política global sobre a igualdade de gênero, abordando áreas críticas como a pobreza feminina, a violência contra as mulheres e os direitos humanos. A conferência de Pequim se destacou pelo número de participantes, pelos avanços conceituais e pela influência na promoção da igualdade de direitos.

História Hoje: Marco na política sobre a igualdade de gênero completa 20 anos, por ana.lira

Intitulado “Ação para a Igualdade, o Desenvolvimento e a Paz”, o encontro enfatizou a necessidade de se ter governos comprometidos com a participação das mulheres em todos os campos da vida pública e privada. Analisou também os obstáculos que as mulheres precisavam superar para exercerem plenamente seus direitos e alcançarem o desenvolvimento integral. Foram identificadas doze áreas prioritárias, entre elas a Educação e a Saúde.

A Plataforma de Ação de Pequim também consagrou três inovações, o conceito de gênero, a noção de empoderamento e a transversalidade. O conceito de gênero permitiu uma análise além do aspecto biológico, por meio da compreensão cultural e social das relações entre homens e mulheres.

O empoderamento destacou a importância da mulher adquirir o controle sobre o próprio desenvolvimento. E a noção de transversalidade buscou assegurar que a perspectiva de gênero integre as políticas públicas em todas as esferas governamentais.

Uma outra inovação foi o reconhecimento de que a desigualdade é uma questão de direitos humanos, e não apenas uma situação econômica e social. O Brasil participou ativamente do encontro.

Agora, a ONU realiza a Campanha “Pequim mais 20: Empoderar as Mulheres, Empoderar a Humanidade. Imagine!”.

A ação tenta recuperar os aspectos urgentes da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, como também apresenta os temas relacionados à igualdade de gênero para a nova geração.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário