one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Comando Militar do Planalto apresenta à imprensa, os militares, viaturas e equipamentos que serão empregados nas diversas ações do Eixo de Defesa, coordenado pelo CMP e executado no modelo interagências durante a Copa das Confederações

Imagem:

Compartilhar:

MPF vai apurar violações de direitos humanos em ação do Exército na CSN

Criado em 04/09/15 21h13 e atualizado em 05/09/15 11h28
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda, na região do Médio Paraíba, instaurou inquérito civil público para apurar responsabilidade do Estado nas mortes de três operários após a invasão do Exército para reprimir o movimento grevista da categoria na Companhia Siderúrgica Nacional, em 9 de novembro de 1988.

O inquérito foi instaurado após representação da Comissão Municipal da Verdade Dom Waldyr Calheiros, que destacou a violação de direitos humanos no episódio. De acordo com o procurador do MPF de Volta Redonda, Julio José Araujo Junior, existia uma demanda de familiares dos operários e da comissão para analisar a ação do Exército e a responsabilidade do Estado no caso. Segundo ele, a responsabilização civil do Estado será analisada a partir do que for apurado no inquérito.

“É uma necessidade avaliar possíveis reparações e compensações simbólicas, mas necessárias à preservação da memória e da identidade da sociedade de Volta Redonda, já que é um fato que gerou comoção nacional, além de relevante na história da cidade.”

O documento da Comissão da Verdade destacou que, no primeiro dia de greve, cerca de 500 soldados do Exército invadiram e ocuparam a usina. Acrescentou que as tropas teriam recebido ordens, às 21h30 daquele dia, para atacar os três mil operários que ocupavam e estavam refugiados em uma unidade da usina.

O documento descreve que Walmir de Freitas Monteiro, Willian Fernandes Leite e Carlos Augusto Barroso morreram após a ação do Exército, o que gerou comoção nacional à época. Walmir teria levado um tiro nas costas quando saía do refeitório, Willian teria sido atingido no pescoço quando se escondia no alto da aciaria (unidade da usina) e Carlos sofrido pancadas na cabeça e esmagamento craniano.

A partir das informações apresentadas pela comissão e por familiares, o MPF vai colher documentos, informações, realizar depoimentos, além de fazer encaminhamentos dinâmicos ao processo.

O procurador Araujo Junior, responsável pelo inquérito, informou que o inquérito é importante para o esclarecimento da verdade, para a preservação da memória dos familiares e da cidade como um todo. “Nosso objetivo é lançar luz à questão, reescrever essa história e garantir reparações dentro do que for admitido e do possível.”

A greve havia sido deflagrada em 7 de novembro de 1988, com reivindicações como a implantação do turno de seis horas aprovado pela Constituição recém-promulgada e a reposição de perdas salariais do Plano Bresser.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário