one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Observatório da Imprensa debate a questão da descriminalização do porte de drogas

Criado em 03/09/15 14h58 e atualizado em 03/09/15 15h10
Por Observatório da Imprensa Fonte:TV Brasil

O julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal colocou o assunto na agenda da mídia. O tema vem sendo debatido com mais intensidade desde a decisão do governo uruguaio de liberar o plantio e venda da maconha, mas em outros países a legislação avançou há mais tempo, como na Europa e nos Estados Unidos.

Por aqui, a questão ainda é tabu e divide a classe médica, o meio jurídico e a comunidade científica. A mídia dá destaque pontualmente ao assunto e ainda tateia ao tratar das drogas e seus efeitos pela complexidade do tema e pela falta de especialistas. A decisão do STF, se aprovada, terá um impacto profundo na forma como a sociedade brasileira lida com seus dependentes e as consequências disso.

Desde 2002 a legislação prevê penas leves e alternativas para o usuário de drogas, mas na prática a enorme quantidade de presos enquadrada como traficante, na verdade é formada de consumidores. Os defensores da descriminalização alegam que ao definir o usuário como criminoso, a lei impede o tratamento adequado. Já os que não aprovam afirmam que com a liberação vai aumentar o consumo e agravar o problema de seus dependentes. O Observatório não toma posição, mas traz o assunto para o debate abordando os vários aspectos da questão delicada que diz respeito a todos os cidadãos.

Confira no vídeo do Observatório da Imprensa:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário