one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conselheiros da Amazônia lutam contra a exploração de crianças

Criado em 02/10/15 10h19 e atualizado em 02/10/15 10h37
Por Victor Ribeiro Fonte:Radioagência Nacional

Barcarena é uma cidade da região Metropolitana de Belém, no Pará. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, cada um dos 100 mil barcarenenses vive com menos de R$ 300 por mês. O fato não é exceção. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), estima que as famílias de 61% de crianças e adolescentes da Amazônia Legal recebem por mês menos de meio salário mínimo por pessoa. A pobreza é um dos fatores que colocam jovens em situação de vulnerabilidade social, mais expostos à violência sexual e à exploração do trabalho infantil. É o que afirma a psicóloga Gorete Hamony.
 
“Esses pais colocam seus filhos nas ruas para ajudar a trabalhar, para vender picolé, para vender as coisas nas ruas, colocando seus filhos em situação de risco, sujeitos à exploração sexual. O ideal seria se tivesse empregos para todos e creches para todas essas crianças.”

Confira no áudio da Radioagência Nacional:

Conselheiros da Amazônia lutam contra a exploração de crianças

A Amazônia Legal Brasileira é formada por nove estados, que ocupam mais de 5 milhões de quilômetros quadrados – 61% do território do país. Genilson Ramos é conselheiro tutelar em Barcarena e confirma que os principais problemas relatados são abuso sexual, trabalho infantil e abandono de incapaz. Ele conta como as denúncias chegam ao conselho tutelar.
 
"Em relação ao abuso sexual, geralmente é via telefone. As pessoas não gostam de se identificar também na questão do trabalho infantil. E maus tratos geralmente as pessoas vêm pessoalmente.”

Após receber as denúncias, os conselheiros tutelares saem em diligências e, se confirmarem as violações de direitos de crianças e adolescentes, notificam as famílias. Genilson Ramos explica o que é feito em seguida.
 
“Se for de violência, vai para a delegacia. Se for de maus tratos, vai para o Creas e outros vão para o Cras.”
 
Creas e Cras são centros de referência em assistência social.
 
A Fundação Abrinq qualifica gestores municipais e conselheiros tutelares para desempenharem melhor seus papéis. A gerente-executiva da fundação, Denise Cesario, destaca dois municípios que melhoraram a rede de proteção de crianças e adolescentes na Amazônia Legal: Abaetetuba e Paragominas, as duas no Pará.
 
 “Têm melhorado e buscado fazer maior investimento para a melhoria da atuação desses conselhos.”
 
Para denunciar casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, você pode procurar o conselho tutelar da sua cidade ou ligar para o Disque 100, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário