one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Governo lança campanha para combater preconceito contra imigrantes

Criado em 13/10/15 18h11 e atualizado em 13/10/15 18h19
Por Mariana Tokarnia Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Brasília - O secretário Nacional de Justiça e presidente do Conare, Beto Vasconcelos, fala sobre o início da campanha de enfrentamento à xenofobia e à intolerância no Brasil (Valter Campanato/Agência Brasil)
Na sociedade brasileira todos são imigrantes, diz o secretário Beto Vasconcelos - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério da Justiça lançou hoje (13) uma campanha online para combater a intolerância e a xenofobia no Brasil. A ação é feita em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Todos os interessados poderão participar da campanha pelas redes sociais usando as hashtags #EuTamémSouImigrante e #XenofobiaNãoCombina.

Foi lançado também um site onde é possível montar a própria campanha personalizada.

Matheus Gomes está em uma das primeiras peças a serem divulgadas. A campanha traz uma foto do rapaz de 18 anos e, ao lado, os dizeres: "Meu avô é angolano, meu bisavô é ganês". O site permitirá que qualque um disponibilize a própria foto e inclua as origens dos familiares. O resultado será compartilhado nas redes sociais.

Segundo o secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, o objetivo é conscientizar, informar e envolver a sociedade "em um fato evidente da nossa sociedade, que é sermos todos imigrantes". Ele explica que a população brasileira é formada tanto por imigrantes que vieram tanto por vontade própria quanto forçados ao país, e que qualquer ato de preconceito e intolerância é inaceitável.

As manifestações de xenofobia no Brasil são, de acordo com secretário, pontuais. A campanha tem o objetivo de divulgar a questão do refúgio, durante muito tempo desconhecida, além de informar e esclarecer a população quanto à temática.

A campanha, que começa hoje (13), vai até 18 de novembro. O lema é "Brasil. A imigração está no nosso sangue". Trata-se da segunda etapa da campanha, que ocorreu de 18 de agosto a 22 de setembro, com o slogan Para os refugiados, o Brasil é uma oportunidade de viver e a hashtag #compartilhehumanidade.

Rio de Janeiro - A síria Hanaa Nachawaty e a família vendem esfirras no Rio de Janeiro, onde vivem refugiados da guerra no país natal (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A refugiada síria Hanaa Nachawaty, que sobrevive

no Rio vendendo esfirras   Arquivo/Agência Brasil

Segundo Vasconcelos, o Brasil reconhece 8.530 refugiados. Os dados começaram a ser compilados em 1997, incluindo pessoas que ingressaram no país antes desse ano. Desses, 2.097 são de nacionalidade síria, 1.480 são angolanos; 1.093, colombianos; e aproximadamente 850, congoleses. São pessoas que foram obrigadas a deixar sua terra para escapar de conflitos armados ou perseguições por raça, religião, grupo social, opinião política ou nacionalidade. 

Os refugiados geralmente se estabelecem nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Há também entradas identificadas no Norte, pricipalmente no Acre.

"Estamos hoje diante da pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial", disse o secretário. "O mundo inteiro tem buscado soluções inovadoras, a comunidade internacional tem buscado medidas para atender o drama humano que estamos vivendo. O Brasil tem colaborado", acrescentou Vasconcelos. No mundo, 60 milhões tiveram que deixar suas casas e 20 milhões foram forçadas a deixar seus países.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário