one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os especialistas dizem que se deve investigar ingredientes além dos cereais habituais como o milho e o trigo.

Imagem: Banco Mundial/Daniella Van Leggelo-Padilla

Compartilhar:

Grupo discute como alimentar população global em 2050

Criado em 13/10/15 18h03 e atualizado em 13/10/15 19h16
Por Mariana Ceratti* Banco Mundial em Lima, Peru Fonte:Rádio ONU

Em um evento às margens da reunião do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, em Lima, Peru, grupo de especialistas discutiu formas de alimentar a população global em 2050.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Grupo discute como alimentar população global em 2050

Na opinião de alguns dos principais pensadores da gastronomia atual a saída é: investir em agricultura sustentável, preservar a biodiversidade e explorar ingredientes pouco usados atualmente. Dessa forma, será possível produzir comida suficiente para 9 bilhões de pessoas.

Ao lado do premiado chef peruano Gastón Acurio, um grupo formado por agricultores, ambientalistas e autoridades discutiu o futuro da alimentação em meio às mudanças climáticas.

Segundo o Banco Mundial, esse é um tema urgente, já que a agricultura emite mais de 25% do carbono do mundo. E também porque fenômenos como o El Niño, que afeta a América Latina este ano, ameaçam a pesca e as plantações.

Para Gastón Acurio, os chefs de cozinha têm o papel de estimular o debate sobre a produção de alimentos e lembrar que quase 800 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo.

Gatón Acurio disse que "Os fazendeiros estão muito longe; os pescadores estão muito longe e as crianças estão vulneráveis às campanhas de marketing. E os chefs podem fazer algo a respeito disso."

Essas batalhas, segundo o chef de cozinha, têm tudo a ver com o que eles fazem: comida, nutrição, paz e fraternidade.

O chef destacou ainda a importância de seguir pesquisando e experimentando ingredientes pouco usados na culinária atual. Neles podem estar fontes valiosas de nutrientes para a população global no futuro.

Ele afirmou que a quinoa, por exemplo, era um ingrediente considerado pouco nobre há 10 anos. Hoje, já se sabe que é o grão mais nutritivo que existe. Está presente nos restaurantes mais caros do Peru e até no cardápio dos astronautas da NASA.

Tags:  fome, alimento, comida
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário