one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Índia Kaigang diz que indígenas tem muito a ensinar sobre o papel da mulher

Criado em 28/10/15 23h30 e atualizado em 28/10/15 23h41
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A organização social das aldeias têm muito a ensinar sobre o papel da mulher à sociedade do “homem branco”. Essa é a opinião de Genilda Kaigang, indígena da etnia Kaingang, do Paraná, e membro do Conselho Indígena do Paraná. Segundo ela, as mulheres são parte importante na tomada de decisão dos caciques e demais líderes das aldeias.

“Existe um certo machismo dentro da reserva indígena, mas, no fundo, quem decide, quem dá a última palavra, são as mulheres. Eles sempre consultam as mulheres para tomar as suas decisões. Eles estão sempre à frente dos movimentos, mas as decisões são costuradas dentro de casa e eles consultam as mulheres”, disse.

Durante a roda de diálogos sobre o avanço das mulheres indígenas, feito hoje (28) e parte da programação dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), Genilda Kaingang também mostrou preocupação com os novos tempos, em que mais indígenas saem das aldeias para cursar a universidade, são expostos a uma nova cultura e, por vezes, sofrem preconceito de outros índios.

“Nossas filhas e filhos, fatalmente, vão namorar, casar e ter filhos. As meninas voltam para dentro da reserva [do período de universidade] casadas; as meninas grávidas, e sofrem muito preconceito. Dizem que não são mais índias. É um monte de equívocos que só com o tempo vai se resolver”, disse.

Durante o debate entre mulheres indígenas de vários países, a presidenta da Associação das Mulheres Indígenas do Tocantins, Eliete Xerente, falou sobre as violações dos direitos dos indígenas e exemplificou com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que tramita no Congresso Nacional e transfere a decisão sobre demarcação de terras indígenas do Ministério da Justiça para o Parlamento. Para ela, as mulheres também precisam se posicionar e lutar pelas causas que acreditam.

“Hoje estamos aqui levantando a bandeira, construindo as causas indígenas para que possamos avançar. Não podemos mais ficar calados, cruzar os braços. Isso pra mim é um desafio agora”, disse Eliete. Ela lembrou também de outros indígenas que tem sofrido atentados no Mato Grosso do Sul. “Tudo isso [os jogos indígenas] é bonito. Para nós é coisa de outro mundo, mas o que está acontecendo ninguém vê. Os parentes derramando sangue e a gente discutindo aqui”.

A canadense Diana Cree, do povo Cree, defendeu a fala da índia Xerente. “A verdade é que pessoas estão morrendo. As pessoas não falam a verdade com medo de repercussões contra seu povo. Obrigado por me convidarem para seu país e me chamarem para sentar aqui”.

A PEC 215 dominou os assuntos na vila dos jogos durante todo o dia de hoje. Lideranças indígenas se manifestaram contra a decisão dos parlamentares e ameaçaram parar as competições da tarde. Os jogos, no entanto, ocorreram e só foram interrompidos no final, por um grupo de indígenas que invadiu a Arena Verde e protestou pacificamente contra o Congresso e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário