one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maricá (RJ) - Na Aldeia Mata Verde Bonita, 20 famílias Guarani Mbyá se comunicam na língua materna, um idioma indígena do tronco tupi-guarani

Imagem:

Compartilhar:

Lideranças indígenas criticam acordos sobre mudanças climáticas

Criado em 27/10/15 10h16 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Lucas Pordeus Leon Fonte:Radioagência Nacional

Conferências internacionais sobre mudanças climáticas são criticadas nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Participantes de debate sobre sustentabilidade comentaram a ineficiência das conferências internacionais para reduzir emissão de gases do efeito estufa.

O indígena Carlos Tukano, do estado do Amazonas, acredita que a Eco 92, o protocolo de Kyoto e a Rio + 20 ficaram apenas no papel.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Lideranças indígenas criticam acordos sobre mudanças climáticas

A índia do Sul do Pará Maial Kayapó é bacharel em Direito. Para ela, não faz sentido discutir mudanças climáticas sem a presença indígena.

A PEC 215 também foi duramente criticada. A Proposta de Emenda à Constituição transfere do Executivo para o Congresso Nacional a última palavra sobre a demarcação das terras indígenas. Jeremias Xavante, do Mato Grosso, diz que não é contra o progresso, mas ele tem que ser feito de forma racional.

Os debates que ocorrem nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, no Tocantins, vão servir para produzir um documento de reivindicações. O objetivo é levar essa pauta para a COP 21, conferência do clima que vai acontecer no final do ano em Paris, na França.

O encontro é mais uma tentativa dos países para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e limitar o aquecimento global.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário