one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Marcha das Vadias

Imagem: Marcelo Camargo/ABr

Compartilhar:

Feminismo é "odiado" por ser revolucionário, diz filósofa

Criado em 28/10/15 14h45 e atualizado em 07/07/16 14h57
Por Portal EBC Fonte:Entre o Céu e a Terra

O Enem, realizado em todo o país nos dias 24 e 25 de outubro, levantou polêmica pela inclusão de temas considerados feministas pelos candidatos, em especial por uma citação da escritora Simone de Beauvoir e a frase de que “ninguém nasce mulher, torna-se mulher”. O tema da redação também chamou a atenção, ao abordar a persistência da violência contra a mulher. Quase um ano antes, em entrevista ao programa Entre o Céu e a Terra, da TV Brasil, a filósofa Marcia Tiburi tratou sobre a relação entre homem e mulher ao longo da História e a construção cultural em torno do feminino. “É muito fácil falar que o feminismo é ultrapassado. As pessoas adoram falar isso porque adoram odiar o feminismo, porque ele é revolucionário. Todos os conservadores vão odiar o feminismo. Ele é para aquelas pessoas que gostam de transformações sociais, de mudanças”.

“A marca fundamental da cultura que a gente conhece é o patriarcado, a produção por parte dos homens daquilo que se chama mulher”, disse a autora, citando o livro “O Segundo Sexo”, lançado em 1949 por Simone de Beauvoir que apontava a relegação da mulher a uma posição secundária na sociedade. O livro foi referência dos movimentos feministas nos anos 1960 e 70, que estão presentes ainda hoje, defendendo a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Marcia Tiburi fala sobre a influência da cultura patriarcal

Para Marcia, apesar dos avanços alcançados pela sociedade. “do ponto de vista dos direitos, é claro que homens e mulheres não têm direitos iguais. Podemos medir o machismo nas nossas relações mais cotidianas, marcadas pela vigência dessa diferença entre homens e mulheres, que não é uma diferença natural, mas cultural”. A autora fala ainda sobre a importância do feminismo nos dias de hoje.

Creative Commons - CC BY 3.0 - "Mulheres e homens não têm direitos iguais", diz Marcia Tiburi

As mulheres só ganharam o direito de ir às escolas brasileiras em 1827, mas o de entrar na faculdade veio apenas em 1879, enquanto o voto feminino foi alcançado mais de meio século depois, em 1932. Até 1962, ano da aprovação do Estatuto da Mulher Casada, a mulher era considerada civilmente incapaz e não tinha o direito legal de trabalhar sem autorização do marido, receber herança ou pedir a guarda dos filhos em caso de separação. Mesmo assim, a igualdade de direitos entre gêneros foi garantida apenas com a Constituição de 1988. Para Marcia Tiburi, a luta pelos direitos da mulher foi fundamental para essas conquistas. “As mulheres que hoje são médicas, advogadas, administradoras de empresas, que simplesmente podem ir e vir, que têm o direito de se divorciar, não sabem o quanto devem ao ‪feminismo”.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Marcia Tiburi comenta as conquistas do feminismo

Os tabus relacionados ao sexo e as imposições a que homens e mulheres são submetidos também entraram em pauta. “O sexo se tornou uma obrigação, então você tem que transar, do mesmo modo que você tem que ser mãe e que o homem não pode ser broxa e tem que dar cantada. Isso tudo é muito ultrapassado, porque não faz mais sentido na nossa vida. Vivemos uma libertação em relação aos padrões”, disse. Enquanto isso, no outro extremo, o prazer continua sendo considerado algo negativo e motivo de culpa. “A questão seria como a gente se liberta disso, como eu posso olhar para a sexualidade como algo que não me faça mal, como algo que não é esse monstro. Talvez descobrindo que isso foi construído como um demônio, sendo que é uma construção cultural”.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Os tabus e estereótipos ligados ao sexo são abordados por Marcia Tiburi

A entrevistada falou também sobre as pressões sociais sobre a vida feminina, como a imposição do casamento e da maternidade. “Essa mulher que não 'conseguiu' casar está condenada a não ter existido, ela simplesmente não foi aquilo que devia ser. Pra gente avançar nessa construção chamada casamento a gente deveria primeiro pensar que não precisa casar mais, então se casar foi porque quis”.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Para Marcia Tiburi, o casamento ainda é imposto à mulher

Sobre a maternidade, Marcia diz que “é uma potencialidade de várias pessoas. O problema é quando ela se transforma em uma espécie de obrigação moral. Qual é o seu papel na vida? Engravidar, ter filhos, educar os filhos. As mulheres deveriam se colocar essa questão. A maternidade deve ser uma escolha”.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ter filhos continua sendo visto como fator de realização da mulher, diz Marcia Tiburi

Assista à entrevista na íntegra

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário