one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

ONU pede combate à discriminação de pessoas com problemas mentais

Criado em 10/10/15 12h14 e atualizado em 10/10/15 12h16
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU

O Dia Mundial da Saúde Mental é este sábado, 10 de outubro, e o secretário-geral das Nações Unidas divulgou uma mensagem sobre a data. Ban Ki-moon afirma que o dia é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas que têm algum tipo de deficiência psicossocial ou mental.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Dia Mundial da Saúde Mental

Neste ano, a data tem como tema "Dignidade na Saúde Mental" e por isso Ban diz que mais esforços são necessários para que os pacientes tenham uma vida satisfatória.

Discriminação

O secretário-geral cita a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Mas apesar da medida internacional, Ban lamenta que muitas pessoas no mundo que têm problemas de saúde mental continuem sendo discriminadas, sofrendo estigma ou abusos físicos, sexuais e emocionais.

O chefe da ONU lembra dos direitos humanos básicos desses pacientes, que muitas vezes não são tratados de forma adequada e acabam "isolados". No dia mundial, Ban lembra que todas as pessoas têm direito ao respeito e à dignidade e por isso ele pede leis que garantam esse direito e mais apoio das comunidades.

Medicamentos

10 de outubro é também o Dia Mundial do Hospício e de Cuidados Paliativos. O Comitê Internacional da ONU sobre Controle de Narcóticos calcula que 5,5 bilhões de pessoas têm acesso inadequado ou nenhum acesso à medicamentos narcóticos ou apropriados para o tratamento de dores severas.

Por isso, especialistas da ONU em direitos humanos pedem aos países para que tornem prioridade o acesso a esses medicamentos e aos cuidados paliativos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário