one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Região Sudeste lidera as assinaturas de TV paga

Imagem: Al Ibrahim/Creative Commons

Compartilhar:

Professor alerta para o impacto de programas policialescos na TV

Criado em 27/10/15 14h16 e atualizado em 27/10/15 14h34
Por Ver TV Fonte:TV Brasil

Carlos Nobre Cruz, jornalista e professor da PUC do Rio de Janeiro, defende que as séries policialescas na TV tendem a julgar e emitir opiniões durante as transmissões a respeito das pessoas que são retratadas nos programas na tentativa de encontrarem uma nova maneira de se fazer jornalismo.

 

"É uma tentativa nova de se fazer o jornalismo usando técnicas do cinema verdade dos anos 60 onde a câmera acompanha praticamente o fato, o evento, uma tentativa de espetacularização onde o apresentador é também o julgador que emite opiniões durante as transmissões". Confira a entrevista feita para o programa Ver TV da TV Brasil

O professor diz que, quando as emissoras fazem a cobertura de crimes que acontecem em comunidades mais pobres eles tendem a colocar os moradadores à mercê de avaliações negativas a respeito delas.

“As pessoas ficam frustradas, só se veem como vilões, e não têm um espaço de queixa para se manifestar em relação aquilo. Muitas vezes elas acabam admitindo que são comunidades criminosas em função de só ter um discurso contra elas”, afirma o jornalista.

Nobre diz que as  pessoas que assistem a estes programas  acabam tomando aquilo que recebem como algo natural e aceitam aquele julgamento como se fosse um fato.Para o professor da PUC, o governo federal deveria fazer uma nova lei de TV, porque a atual diz que a TV é uma concessão para a educação.“Devemos discutir o poder que tem hoje a TV em criar estes mecanismos que nós estamos discutindo.  Quem pode ter a concessão de TV?  Que programas devem ser colocados no ar? ”, conclui.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário