one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministério Público recomenda ações a Samarco para garantir direitos de vítimas

Criado em 09/11/15 16h21 e atualizado em 09/11/15 16h30
Por Maiana Diniz - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Mariana (MG) - Moradores buscam pertences após rompimento de duas barragens da mineradora Samarco em Mariana (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Mariana (MG) - Moradores buscam pertences após rompimento de duas barragens da mineradora Samarco em MarianaAntonio Cruz/ Agência Brasil

A mineradora Samarco, responsável pelo rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração em Mariana (MG), tem até sexta-feira (13) para responder a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) para que adote medidas imediatas de garantia dos direitos das vítimas. Entre as ações propostas, está o pagamento de um salário mínimo mensal a cada família atingida "para atender às necessidades imediatas dessas pessoas”, diz o documento, entregue no ontem (8).

O promotor Guilherme de Sá Meneguin lembrou que o distrito Bento Rodrigues foi totalmente destruído pela lama de rejeitos que invadiu o local na quinta-feira (5). Acrescentou que as cerca de 600 pessoas que viviam no local necessitam de meios para garantir a sobrevivência. O promotor explicou que o documento propõe cinco ações para a mineradora Samarco, controlada em parceria pelas empresas Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, que estão entre as maiores do mundo no setor.

“É preciso identificar todos os atingidos e saber onde eles estão, identificar as necessidades de cada família em relação a saúde, alimentação e estabelecer um cronograma para tirar essas pessoas de hotéis e colocá-las em casas ou apartamentos e o fornecimento de remuneração para que as famílias atingidas possam pagar suas contas”, disse Meneguin.

O documento do MP também pede a apresentação de um plano de ressarcimento integral das vítimas, seja por meio de reassentamento ou de indenização. De acordo com o promotor, caso a Samarco não adote as medidas, o ministério público entrará com ação na Justiça para cobrar o cumprimento das exigências.

Procurada pela Agência Brasil a mineradora Samarco não se manifestou sobre o documento até a publicação da matéria.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário