one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Projeto da prefeitura de São Paulo incentiva economia solidária

Criado em 06/11/15 21h22 e atualizado em 06/11/15 21h20
Por Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A prefeitura de São Paulo inaugurou hoje (6) o Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária e a Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos Solidários com o objetivo de fortalecer a economia solidária como forma de desenvolvimento da cidade e proporcionar a possibilidade de se fazer negócios de forma coletiva e autogestionária.

O centro público tem a finalidade de articular e potencializar as iniciativas de fomento à economia solidária, direitos humanos e trabalho decente no município. O centro fará eventos, oficinas, seminários e atividades culturais para fortalecer a interlocução entre os empreendimentos e a sociedade.

Além disso, deve promover a inclusão social e profissional de grupos em situação de vulnerabilidade, em especial para grupos LGBT  (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), população em situação de rua, mulheres, jovens, migrantes, imigrantes e idosos. “Políticas públicas de economia solidária estão entre os instrumentos econômicos e sociais que podem conferir maior dignidade aos seus beneficiários”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy.

A incubadora pública pretende fomentar a criação, consolidação e a expansão de grupos e iniciativas para a geração de trabalho e renda. A incubadora é pautada pelos valores e princípios do cooperativismo e economia solidária. O espaço será destinado a fomentar processos de incubação, de apoio à organização, consolidação e sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários, por meio de capacitação técnica, tecnológica e profissional.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, a incubadora visa a integrar e articular diversas iniciativas dispersas pela cidade em um mesmo local, que vai oferecer suporte técnico, jurídico, capacitação e financiamento por meio de microcrédito. “Aqui não tem crise. Aqui tem clima de que vamos produzir, comercializar, vamos ter a economia solidária como estratégia de desenvolvimento”, disse o secretário.

Com foco na economia solidária, os projetos, propostas e plantas produtivas poderão ser estruturados como cooperativa ou em rede para comercializar seus produtos. “Além dessa iniciativa intersecretarial, estamos preparando um decreto permitindo que as compras públicas do município também possam ser feitas junto a empreendimentos da economia solidária. Com isso damos continuidade ao modelo de desenvolvimento, implantado pelo prefeito Fernando Haddad, que visa a fortalecer as micros e pequenas empresas e o desenvolvimento local”, explicou Henrique.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Rogério Sotilli, destacou o simbolismo da iniciativa, que, segundo ele, traz a integração e articulação das secretarias e de várias iniciativas em um espaço comum, que são o centro e a incubadora. “Essa articulação é que vai dar fortalecimento para que tenha a possibilidade de ajudar, formar, assessorar as cooperativas”, disse.

Editor Fábio Massalli
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário