one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Gay

Imagem:

Compartilhar:

Homossexualidade ainda é considerada crime em mais de 50 países

Criado em 25/02/16 20h46 e atualizado em 25/02/16 20h57
Por Rádio França Internacional

O escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos acaba de divulgar um balanço dos países onde a homossexualidade ainda é considerada um crime. As informações são apresentadas por meio de um mapa interativo, que mostra a evolução, entre 1799 e 2015, das leis que reprimem os homossexuais.

A ferramenta, disponível na internet, inclusive em português, foi intitulada “História do direito de amar”. Interativo, o mapa mostra, seguindo uma linha do tempo, quando os países passaram a considerar a homossexualidade um crime e quando as relações entre pessoas do mesmo sexo foi retirada da lista de delitos.

O balanço mostra que, em 2015, ser homossexual ainda é considerado um crime em mais de 50 países. Além de várias nações africanas, como Argélia, Sudão ou Nigéria, ou árabes, como Líbano, Qatar ou Arábia Saudita – este último aplicando, inclusive, a pena de morte –, o estudo também revela que em locais que fazem fronteira com o Brasil, como a Guiana, a homossexualidade também é criminalizada.

Outro dado que chama a atenção no mapa interativo é que em alguns países, vistos atualmente como progressistas, os homossexuais só deixaram de ser considerados criminosos recentemente. É o caso dos Estados Unidos, onde em quase metade dos estados do país a homossexualidade era um crime até meados da década de 1990.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário