one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Televisão

Imagem:

Compartilhar:

Regulação da Mídia é tema do Caminhos da Reportagem

Criado em 15/05/16 11h57 e atualizado em 15/05/16 12h06
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil

Este Caminhos da Reportagem aborda os problemas causados pela concentração dos meios de comunicação, pelas concessões de rádio e televisão nas mãos de políticos e por leis defasadas. Quais as propostas de mudança na legislação?

Desde os anos 80, movimentos sociais e pesquisadores defendem a democratização da mídia no Brasil. Isso significa reconhecer a comunicação como direito de todos e criar regras para se garantir que diferentes grupos, interesses e ideologias tenham espaço no sistema midiático. O desafio passa pela regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da comunicação. Um deles proíbe os monopólios e oligopólios no setor.

De acordo com a professora Susy dos Santos, da faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “há uma permanência das elites políticas nos meios de comunicação. Essa família tem associados nos estados, que são deputados, senadores, prefeitos. Esse corpo de associados trabalha dentro do Congresso Nacional e nas casas legislativas estaduais para os interesses da radiodifusão comercial.”

Para representantes dos meios de comunicação privados, a regulação da mídia é um risco para a liberdade de expressão. Empresários acreditam que quanto menos regulação houver, melhor.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário