one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

A cada 11 minutos, uma vítima: Caminhos da Reportagem debate cultura do estupro

Criado em 11/06/16 18h57 e atualizado em 11/06/16 19h03
Por Caminhos da Reportagem Fonte:TV Brasil

O caso de uma garota de 16 anos que foi estuprada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro chocou o país. Vídeos feitos pelos jovens que cometeram o crime foram mostrados nas redes sociais e causaram forte reação de denúncia de violência sexual e atos machistas, como a própria divulgação das imagens e comentários sobre a menor que abusada.

Como se dá o atendimento a vítimas de violência sexual no país? No caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro, as reações nas redes sociais e nas ruas levaram as autoridades a se movimentar: além de o delegado do caso ter sido afastado devido ao tratamento dado à garota durante o depoimento, o Senado aprovou uma punição maior para o crime de estupro, agora de 25 a 30 anos de prisão.

Nas redes sociais, as reações são diversas. Há comentários de condenação dos atos de violência sexual, bem como argumentos machistas que colocam a mulher como “merecedora” da violência.

A cada 11 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil. Muitas vezes, as vítimas têm que conviver com a dor e com o medo, já que a maior parte dos agressores não é punida. Em Brasília, uma jovem foi estuprada e morta dentro de casa por um jardineiro que, meses antes, havia estuprado outra garota e, na época, o estuprador chegou a ser localizado, mas nada foi feito.

No filme A Filha da Índia, a cineasta britânica Leslee Udwin conta a história de uma indiana que foi estuprada por seis homens. Para a diretora, o cinema é uma ferramenta poderosa para expor a situação, manter o assunto vivo e aumentar a consciência, mas não é o suficiente para mudar as atitudes. As mudanças culturais surgem a partir da pressão social das ruas e das mulheres por mudanças na lei e pelo cumprimento delas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário