one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Saiba onde denunciar violações aos direitos humanos pela web

Criado em 13/06/16 16h02 e atualizado em 07/07/16 14h52
Por Leyberson Pedrosa Edição:Líria Jade Fonte:Portal EBC

Assédio sexual, bullying, exporação sexual infantil, compartilhamento de vídeos íntimos... Hoje tem sido comum encontrar casos de crimes cometidos pela internet ou transmitidos por ela. Ao mesmo tempo, organizações sociais e governos procuram criar canais online para receber denúncias de violações aos direitos humanos. Abaixo listamos os principais deles. 

Saiba como e onde denunciar uma suspeita de crime cibernético:

(Utilize o campo de comentários para sugerir um novo canal de denúncias)

Site da Safernet

Mantido pela equipe da Safernet, uma organização não governamental com a missão de defender e promover os direitos humanos na internet, o site recolhe denúncias anôminas relacionadas a crimes de pornografia infantil, racismo, apologia e incitação a crimes contra a vida, entre outros.

Canal do Cidadão do MPF

O Ministério Público Federal recebe denúncias de diferentes tipos. A pessoa pode optar por manter os seus dados sigilosos ou não. A Procuradoriageral da República recomenda aos cidadãos apresentarem o maior número de provas para que o processo possa ter maior agilidade. 

Disque 100

Outro canal para realizar denúncias de casos de abuso ou violência sexual é o Disque 100, serviço coordenado pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O Disque 100 funciona 24 horas por dia, as ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer local no Brasil. A denúncia é anônima e as demandas são encaminhas para as autoridades competentes.

Canais da Polícia Federal

Você também pode enviar uma denúncia para a Polícia Federal pelo e-mail crime.internet@dpf.gov.br. O conteúdo será centralizado na Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal. Outra opção é destinar a denúncia de acordo com o tipo de crime: Pedofilia, racismo, genocídio e tráfico de pessoas

A assessoria da Polícia Federal informa que o preenchimento do formulário do link acima é o caminho mais rápido para fazer a sua denúncia. Contudo, orienta que caso o crime que você tem conhecimento não foi cometido por uma página da internet, deverá utilizar o serviço Disque 100 ou procurar uma delegacia mais próxima.

Tráfico ou porte de drogas (cgpre@dpf.gov.br)
Tráfico de armas (dpat.dcor@dpf.gov.br)
Empresas irregulares de segurança privada (dicof.cgcsp@dpf.gov.br)
Crimes cometidos por Policiais Federais (coain.coger@dpf.gov.br)
Crimes Previdenciários (dprev.cgpfaz@dpf.gov.br) 


Dicas aos se deparar com um crime cibernético:

1) Guarde todas as provas e indícios possíveis

2) Tire fotos das denúncias, "print screen" e imprima o material

3) Registre as denúncias com o maior número de detalhes

4) Não compartilhe ou replique comentários ofensivos ou que incitem ao crime

5) Crie uma rede de proteção às crianças vítimas, não permitindo que ela fique exposta aos comentários ofensivos nas redes sociais

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário