one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


morador de rua no frio

Imagem:

Compartilhar:

Conheça dicas para ajudar a população em situação de rua a enfrentar o frio

Criado em 05/07/16 17h10 e atualizado em 05/07/16 17h43
Por Portal EBC*

A população em situação de rua é a que mais sofre com a chegada do inverno. Agasalhos, cobertores, colchões, alimentos e bebidas quentes tornam-se itens emergenciais para amenizar o frio desses grupos mais vulneráveis.

Sem teto para se abrigarem, contam com iniciativas do goveno, de organizações não governamentais e de coletivos indpendentes. A partir da experiẽncia de algumas dessas iniciativas, conheça 7 dicas de como contribuir: 

1- Arrecadação independente de agasalhos e cobertores

O primeiro passo é exercer o que está a seu alcance. Reúna agasalhos, toucas, luvas e cachecóis que  você e ou sua família não usam mais para distribui-los a pessoas que vivem na rua. Você pode entregá-los pessoalmente como fez o grupo de Drag Queens em Brasília ou deixar com uma organização que faça a redistribuição.

Drags queens se mobilizam para arrecadar agasalhos no DF. Imagem: divulgação / facebook.com/montadasparaobem

2- Distribuição de alimentos e bebidas que possam amenizar o frio

Sopas, chás, café e outros alimentos e bebidas quentes podem ser uma boa forma de amenizar o frio e a fome daqueles que mais precisam. A dica segue mais ou menos a forma de distribuição do tópico anterior. Na cidade de Sococaba, em São Paulo, um grupo de amigas criou a iniciativa Amizadaria Solidária, que distribui sopa à população em situação de rua da capital paranaense de três a quatro vezes por semana.

Grupo de amigas distribui sopas em Sorocaba / Divulgaçâo

Grupo de amigas distribui sopas em Sorocaba / Divulgação.

3- Deixar agasalhos em pontos estratégicos para quem precise

No caso da falta de tempo para distribuição, também é possível deixar os agasalhos em locais estratégicos como pendurados em árvores, ou dispostos em uma caixa em local público.  Um brechó em Curitiba , pendurando peças de roupas em cabides presos em árvores com uma placa explicando que são destinados à população de rua.

Libelula brechó - agasalhos árvore
Divulgação / Brechó Libélula

4- Está em SP? Use a Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE)

Na cidade de São Paulo funciona uma linha de atendimento exclusiva para ajudar cidadãos em situação vulnerável. Através do número 156 é possível pedir auxílio ou ajuda para desabrigados. A CAPE funciona 24 horas por dia. 

Site: CAPE

5- Ingresso em redes sociais que visam arrecadações

Podemos usar as plataformas de redes sociais para ajudar no processo de mobilização. Através de grupos e páginas, é possível criar e compartilhar com eficácia campanhas sociais e eventos que possam auxiliar a população de rua.

 O Facebook, por exemplo, é uma plataforma de de fácil e rápido compartilhamento que pode aumentar o número de interessados em ajudar. A internauta Maria Gabriela Martins utilizou a ferramenta para criar a Campanha do Agasalho 2016 em bairros pobres do Rio de Janeiro.

campanha do agasalho
Imagem: Página da Campanha do Agasalho no Facebook.

6- Campanha para arrecadação de dinheiro

Também é possível fazer arrecadações em dinheiro para a compra de agasalhos e alimentos destinados à população em situação de rua. Em Belo Horizante, por exemplo, a instituição religiosa Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes tentou o financiamento coletivo Acolhida no Frio, mas não conseguiu atingir a meta proposta. Nesse caso, o dinheiro é devolvido aos doadores. 

campanha acolhida no frio

Imagem: site da campanha Acolhida no Frio.

7- Sugira outras iniciativas de combate ao frio

Existem muitas iniciativas de arrecadação de agasalhos por todo o Brasil. Com uma rápida pesquisa, é possível encontrar algum projeto próximo a sua região..

Quem está no estado de São Paulo, por exemplo, pode descobrir onde fazer a doação por meio do site http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.br/.

Você também pode sugerir campanhas e instituições que realizam esse trabalho em sua cidade. Para isso, basta descrever a iniciativa no campo de comentários abaixo.

 

*Colaborou Robson William.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário