one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Operação Condor teria ocorido em 1975, entre as ditaduras militares do Brasil, da Argentina, do Chile, Paraguai, Uruguai e da Bolívia para vigiar e até eliminar opositores.

Imagem:

Compartilhar:

Fotógrafo português edita em livro oito anos de trabalho sobre a Operação Condor

Criado em 10/11/13 12h06 e atualizado em 10/11/13 12h21
Por Agência Lusa

Charge Operação Condor
Operação Condor teria ocorido em 1975, entre as ditaduras militares do Brasil, da Argentina, do Chile, Paraguai, Uruguai e da Bolívia para vigiar e até eliminar opositores. (Latuff)

Lisboa  – O fotógrafo português João Pina passou 25 semanas durante os últimos oito anos documentando a memória da Operação Condor na América Latina e vai mostrar o resultado em 2014: em livro, na internet’ e em exposições.

O trabalho “A Sombra do Condor” – sobre uma ação conjunta de repressão a opositores das ditaduras instaladas na Argentina, Bolívia, no Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile, na década de 1970, no auge da Guerra Fria – concretizou-se por meio de doações feitas pela internet, em projetos de financiamento coletivo conhecidos como crowdfunding. Com apoio de cerca de 200 pessoas, de mais de 20 países, o fotógrafo reuniu cerca de 30 mil dólares.

Confira especial do Portal EBC e da TV Brasil sobre a Operação Condor

“Não ganhei um centavo com este projeto, mas consegui trabalhar 25 semanas sem perder dinheiro. Isto no jornalismo português é quase um feito”, contou Pina.

O 'crowdfunding', acrescentou, foi um plano B. Antes disso, João Pina ouviu diversos nãos: “No início, imaginei este projeto para vendê-lo em seis capítulos, um sobre cada país. Falei com diversos editores, toda a gente achou que era relativamente interessante, mas ninguém quis pôr dinheiro”, recordou.

Em declarações à Agência Lusa, o fotógrafo afirmou que 2014 será o ano em que o projeto termina para si e começa para o público: em livro – 250 páginas e edições em português, espanhol e inglês – um site na Internet que disponibilizará todas as imagens, filmagens e arquivos, além de uma exposição.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário